TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro De Aula Prática Sobre Osmose

Casos: Roteiro De Aula Prática Sobre Osmose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  2.286 Visualizações

Página 1 de 3

02: OSMOSE EM OVOS DE CODORNA.

MATERIAL: - 4 ovos de codorna - um recipiente médio (tigelinha, prato fundo etc.) - 2 copos de vidro - água filtrada - vinagre branco (de vinho, de arroz etc.) - açúcar de cana (sacarose) - etiquetas de papel

PROCEDIMENTOS

1.Coloque o vinagre no recipiente e mergulhe os ovos, de modo a cobri-los completamente. Deixe-os assim por cerca de 24 horas ou até a total remoção da casca calcária. Lave-os bem sob água corrente.

2.Coloque a água nos copos, até cerca de metade da capacidade. No copo 01 dissolva a máxima quantidade possível de açúcar (mais ou menos 5 ou 6 colheres de sopa), preparando uma solução altamente concentrada, viscosa como calda de doce.

3. O copo 02 ficará apenas com água.

3.Coloque 2 ovos com a casca calcária removida em cada solução. Observe a forma e a consistência deles a cada 2 horas. Anote os resultados.

Observações: Para observar os efeitos da osmose nos ovos é preciso primeiro remover a casca calcária, o que pode ser feito através da dissolução do carbonato de cálcio da casca pelo ácido acético presente no vinagre. Durante a reação observa-se intenso desprendimento de bolhas de gás carbônico junto à superfície do ovo.

Questões:

01. O que aconteceu com o ovo do copo 01? Explique.

02. O que aconteceu com o ovo do copo 02? Explique

03. Depois de observar o que ocorre nessa demonstração de osmose, é interessante transferir um dos ovos do copo 01 (solução de açúcar) para o copo 02 (água filtrada), e vice-versa. Anote o que aconteceu.

03: OSMOSE NO OVO:

MATERIAL E REAGENTES

· 2 copos de vidro incolor (300 mL)

· 1 colher de sopa

· 2 ovos de tamanhos iguais

· 250 mL de vinagre

· 250 g de açúcar

PROCEDIMENTO

Lave um ovo somente com água e coloque-o num béquer contendo cerca de 250 mL de vinagre. Durante 5 a 10 minutos, observe o que acontece. Deixe o sistema em repouso por pelo menos um dia. Ao lado, deixe o outro ovo para comparação.

Após um dia ou mais, observe se houve alterações no sistema. Quais? Compare o tamanho do ovo mergulhado no vinagre com o do outro ovo. Com cuidado, para não romper a membrana do ovo, retire o vinagre do béquer segurando o ovo. Observe se o ovo ainda tem casca. A seguir, lave-o apenas com água, recoloque-o no béquer e adicione cerca de 250 mL da solução fria supersaturada de açúcar. Observe se ocorre alguma reação. O ovo flutua ou fica no fundo do béquer? Deixe o sistema em repouso por pelo menos mais um dia. Após esse período, retire cuidadosamente o ovo da solução de açúcar, lave-o e compare seu tamanho com o do outro ovo.

Preparo da Solução: Solução supersaturada de açúcar - adicione 250 g de açúcar a cerca de 250 mL de água quente e continue aquecendo e mexendo até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com