TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observe as bactérias após o método de Graham e determine sua forma

Projeto de pesquisa: Observe as bactérias após o método de Graham e determine sua forma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 3

1 Introdução

As bactérias são seres unicelulares e microscópicos. Na maioria das espécies de bactérias existe uma camada protetora muito resistente que é a membrana celular. Podem multiplicar-se rapidamente por fissão binária a qual é a divisão assexuada onde uma célula se dividi dando origem a duas células.

Quando se têm grande quantidade de alimento e um ambiente adequado, uma única bactéria pode gerar 5 bilhões de outras bactérias em pouco menos de 11 horas. Por poderem se dividir tão rapidamente, a bactéria também de adapta muito rápido ao ambiente em que se encontra, sofrendo mutações para utilização de novos recursos para sua sobrevivência.

Algumas doenças são causadas pela presença das bactérias, tais como exemplo a pneumonia bacteriana causado pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis, tétano causado pelo bacilo Clostridium tetani, leptospirose causado pelo Leptospira interrogans e sífilis causado pela bactéria onema pallidum.

Sua fonte de alimento inclui açucares, aminoácidos, gorduras, polipepídeos, polissacarídeos e hidrocarbonetos. Possuem diversas formas e tamanhos, variando de 0.2 a 2.o u.m de diâmetro e de 2 a 8 u.m de comprimento.

AS formas básicas são: cocos (esféricos), bacilos (em forma de bastão) e espiral (espiralado) (figura 1).

A parede celular de uma célula bacteriana além de proteger e dar forma à célula, é uma estrutura complexa e semi-rígida. Mas sua principal função é previnir a ruptura das células. De acordo com a constituição das paredes, as células podem ser divididas em dois grupos:

- Gram-positivas que apresentam cor roxa quando coradas no método Gran. Apresentam uma parede espessa e rígida.

- Gram-negativas que apresentam cor avermelhada quando coradas com o método Gran. Sua parede é mais complexa.

O método Gram foi desenvolvido pelo médico Hans Christian Joachim Gram. A finalidade deste método é diferenciar as estruturas das paredes celular das bactérias através das coloração que elas adquirem quando tratadas com agentes químicos.

O método da coloração de Gram tem a capacidade nas paredes celulares de bactérias Gram-positivas de reterem o corante cristal violeta no citoplasma durante um tratamento com etanol-acetona enquanto que as paredes celulares de bactérias Gram-negativas não o fazem.

2 Objetivo

Observar as bactérias após o método Gram e identificar sua forma.

3 Materiais e métodos

3.1 Materiais

Lâminas

Alça platina

Placa contendo bactérias colhida da unha

Bico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com