TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organelas

Artigo: Organelas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  Artigo  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 5

Histórico

As células foram descoberta s em 1665 p elo inglês RobertHooke. Ao examinar um microscópio rudimentar , numalâmina de cortiça , Hooke ver e verificou que ela era constituída por cavidades poliédricas, às quais chamou de células (do latim cella, pequena cavidade). Na realidade Hooke observou blocos heradecimis que eram as paredes de células vegetais mortas.

As células são envolvidas pela membrana celular e preenchidas com uma solução aquosa concentrada de subtâncias químicas, o citoplasma em que se encontram dispersos organelos (por vezes escrito organelas, organóides, orgânulos ou organitos).

As formas mais simples de vida são organismos unicelulares que se propagam por cissiparidade. As células podem também constituir arranjos ordenados, os tecidos.

Organização geral (1 e 10 μm):

• Parede Celular – externa, rígida e serve como proteção mecânica.

• Membrana Plasmática – interna, lipoproteica, serve como barreira para os elementos presentes no meio circundante.

• Protoplasma

• Ribossomos

• Proteínas estruturais e enzimáticas

• Íons

• Água

• Nucleoide – cromossomo (DNA circular).

Podem possuir também:

• Plasmidio: molecular circular pequena de DNA, confere resistência para um ou vários antibióticos.

• Cápsula: camada viscosa por fora da parede.

• Flagelos: prolongações filamentosas responsáveis pela movimentação das bactérias.

• Fimbrias: comuns, promovem aderência das bactérias as células; e

• sexuais, estruturas que participam da transferência unidirecional de DNA entre cel. Bacterianas (conjugação)

A Célula é a menor partícula viva do corpo/organismo. Há dois tipos de células, as Procariontes (sem envoltório nuclear) e as Eucariontes (com envoltório nuclear). Esta última, apresentauma organização mais complexa com estruturas chamadas de Organelas. Confira a seguir as Funções e processos que ocorrem em cada uma delas:

* Membrana Plasmática: Estrutura que envolve o citoplasma, formada por lipídios e proteínas lembrando um Mosaico Fluído. Funções:Possui uma Permeabilidade Seletiva, regula trocas de substâncias por transporte Passivo ou Ativo. Captura substâncias por Fagocitose ou pinocitose.

*Ribossomos: Formado pelo RNA e Proteínas. Funções: Síntese Proteica e encadeando aminoácidos podem compor o Retículo Endoplasmático Rugoso.

*Mitocôndrias: Possuem 2 membranas e DNA, com isso pode se auto-duplicar. Funções: Participa da Respiração Celular (produz energia – ATP)

*Retículo Endoplasmático: Vesículas e Túbulos que percorrem o citoplasma. Funções: Transporte e armazenamento de substâncias. No liso há síntese de lipídios/esteróides, e no Rugosso de Proteínas.

*Lisossomos: Vesículas com enzimas digestivas. Função: Digestão intracelular, Autofagia ( manutenção celular) e Autólise ( Suicídio Celular).

*Complexo de Golgi: Pilhas e Vesículas – Secreção de Substâncias e Síntese de Polissacarídeos e glicoproteínas. Formação de Acrossomo do Espermatozóide e Lisossomos.

*Centríolo: Microtúbulos Cilíndricos Perpendiculares. Funções: Atuam na divisão celular.

*Peroxissomos: Possuem enzimas, principalmente a Catalase. Realiza a quebra de substâncias tóxicas, como os radicais livres.

Além dessas estruturas, alguns tipos de celulas que possuem características próprias como a Célula Animal, a Vegetal e a Protista. EX: Cloroplastos, Vacúoloc Pulsátil, Revestimentos diferente. (Glicocálix, parede celulósica ou celular).

Parede celular

A parede celular é um envoltório extracelular presente em todos os vegetais e algumas bactérias, fungos e protozoários, cuja composição varia conforme o hábito de cada organismo perante os processos evolutivos e adaptativos.

Essa estrutura impossibilita alterações morfológicas dos organismos, em razão de seu caráter semirrígido, ou seja, as células não conseguem alterar a forma em consequência do impedimento espacial limitado pela rigidez da parede celular.

Nas plantas, a parede celular é composta basicamente pelo polissacarídeo celulose, formando a parede celulósica. Na maioria dos fungos, a parede é formada por quitina, podendo apresentar celulose.

Alguns protistas secretam substâncias que, associadas a minerais silicatos (sílica), constituem rudimentares ou elaboradas paredes celulares, também denominadas de exoesqueleto. Já as bactérias e cianobactérias apresentam parede celular formada por peptídoglicano (açúcares ligados a aminoácidos).

Sua formação nas células vegetais tem início com a deposição de uma fina camada elástica de celulose primária, permitindo nesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com