TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Células Eucarióticas E Procarióticas, Organelas, Mitocôndrias Complexo De Golgi

Exames: Células Eucarióticas E Procarióticas, Organelas, Mitocôndrias Complexo De Golgi. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  891 Visualizações

Página 1 de 2

CÉLULAS EUCARIONTES E PROCARIONTES

As células eucariontes, também denominadas células eucarióticas, são consideradas células verdadeiras, mais complexas em relação às procarióticas por possuírem um desenvolvido sistema de membranas.

Esse tipo celular, típico da constituição estrutural dos fungos, protozoários, animais e plantas, apresenta interior celular bem compartimentado, ou seja, uma divisão de funções metabólicas entre as organelas citoplasmáticas: retículo endoplasmático liso e rugoso, mitocôndrias, organoplastos, lisossomos, peroxissomo e complexo de golgi.

Célula Eucariótica Animal Célula Eucariótica Vegetal

As células procarióticas, também conhecidas como células procariontes, são aquelas que possuem uma organização muito simples. Nelas, o material do núcleo celular fica espalhado pelo citoplasma. As células procarióticas não possuem algumas organelas como, por exemplo, Complexo de Golgi e Mitocôndrias.

Célula Procariótica

DIFERENÇA DE CÉLULAS EUCARIÓTICAS E PROCARIÓTICAS

Diferente das células eucariontes, os procariontes não possuem um citoesqueleto (responsável pelo movimento e forma das células). A forma simples das células procariontes, que em geral é esférica ou em bastonete, é mantida pela parede extracelular, sintetizada no citoplasma e agregada à superfície externa da membrana celular.

O QUE SÃO ORGANELAS?

Organelas são "pequenos órgãos" da célula, presentes no seu citoplasma. Cada organela tem função específica e juntas promovem a vida da célula.

Ex: mitocôndria, retículo endoplasmático liso ou rugoso, complexo de Golgi, lisossomos, etc.

MITOCÔNDRIAS

A mitocôndria é uma organela citoplasmática que é responsável pela respiração celular (pode ser comparada como nossas usinas de força (energia)), ela é importante para a nossa sobrevivência!

Sua função é: Quebrar as moléculas de glicose num processo chamado de glicólise, ajudando-nos na respiração celular.

COMPLEXO DE GOLGI

O complexo de Golgi é uma organela encontrada em quase todas as células eucarióticas. O nome provém de Camilo Golgi, que foi quem o identificou. É formada por sacos achatados e vesículas, sua função primordial é o processamento de pilas ribossomaticas e a sua distribuição por entre essas vesículas. Funciona, portanto, como uma espécie de sistema central de distribuição na célula, atua como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias na célula. É responsável também pela formação dos lisossomos, da lamela média dos vegetais e do acrossomo do espermatozoide, do glicocalix e está ligado à síntese de polissacarídeos. Acredita-se, ainda, que o complexo de Golgi seja responsável por alguns processos pós-tradicionais, tais como adicionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com