TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Amigos Podem Lhe Enviar Uma Vida Extra!

Trabalho Universitário: Os Amigos Podem Lhe Enviar Uma Vida Extra!. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  3.741 Palavras (15 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 15

GISLAINE,CONFIRA ANTES DE ENVIAR!

VEJA O ENUNCIADO DA QUESTAO E A RESPOSTA,PQ PARA CADA PROVA AS SEQUENCIAS SÃO DIFERENTES.ENTÃO VEJA A MINHA RESPOSTA E QUAL SERÁ A SUA LETRA.

ABRAÇOS TEREZA

Museologia

Vap3

Questão 1

Texto da questão

Nos anos 50 a UNESCO desenvolveu parceria com ICOM para que os museus desenvolvessem programas educativos para jovens e adultos. Posteriormente acrescentando às funções dos museus também estão os centros culturais e outras instituições voltadas à preservação, manutenção e gestão de bens patrimoniais tangíveis e intangíveis.

De que forma são constituídos os programas educativos em museus;

Escolha uma:

São constituidos a partir de funcionarios do museu.

São constituidos a partir de uma equipe, liderada por um coordenador que abrirá discussões a partir da exposição ou acervo permanente.

São educadores contratados temporariamente.

São coordenadas por um educador formado na área e o curador da

exposição.

Questão 2

Texto da questão

Pensando a formação de museus no Brasil, que teve varias nomenclaturas, o nosso Museu Real passou por muitas fases, podemos dizer que o primeiro museu formado foi:

Escolha uma:

O Museu Real, Museu Imperial e depois Museu Nacional do Rio de Janeiro.

A Academia Imperial, Museu Real de Belas Artes

O Museu paranaense Emilio Goeldi, Museu Imperial de Belas Artes e Museu Nacional.

Museu de Arte de São Paulo, Academia Imperial Nacional e Museu Imperial.

Respostas 1- b 2 -a

BIDMENSIONAL III

ATD2

Ensino de arte

O ensino da arte no Brasil ainda não segue uma metodologia comum a todos. Há professores trabalhando das mais variadas formas. Há aqueles que continuam trabalhando com atividades isoladas, outros que ministram a livre expressão, ainda, os que adotamos modelos estéticos estereotipados para serem apreciados e reproduzidos. Dentro dessa diversidade de práticas, não se pode esquecer que tem professores e professoras interessados em melhorar sua prática.

Em muitas escolas, Arte é vista como uma “bengala” para os componentes curriculares, considerada como simples atividade sem nenhuma parcela de contribuição em relação ao conhecimento que o aluno possa adquirir com essa área.

O que a arte na escola principalmente pretende é formar o conhecedor, o fruidor, o decodificador da obra de arte[...] A escola seria a instituição pública que pode tornar o acesso a arte possível para a vasta maioria dos estudantes em nossa nação. (BARBOSA,1982)

A Abordagem Triangular é uma concepção formativa de tendência pós-moderna, pois concebe a arte como expressão e cultura, ao mesmo tempo, propõem uma aprendizagem de tipo dialógica, construtivista e multicultural. Foi sistematizada por Ana Mae Barbosa, entre os anos de 1987 e 1993, no contexto do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo e experimentada nas escolas da Rede Municipal de ensino da cidade de São Paulo, quando o educador Paulo Freire era Secretário de Educação do município.

Vale ressaltar que seu gêneses vem de uma longa história de apropriações, experimentações e revisões, em sintonia com as mudanças no contexto cultural da pós-modernidade e com o Movimento de Arte Educação que se fortalecia no Brasil desde a década de 1980.

A abordagem triangular refere-se às três dimensões inerentes ao fato artístico. Elliot Eisner, um dos importantes filósofos do ensino dos Estados Unidos, dizia, já na década de 1970, que não podemos querer ensinar arte sem levar em conta que em nossa cultura produzimos arte porque apreciamos e gostamos de conversar sobre arte. Portanto, a Proposta triangular vem nesta direção, ou seja, por três ações mentalmente e sensorialmente básicas: a produção artística, a leitura da obra de arte e sua contextualização.

1)Processo que utiliza uma matriz, a partir de um quadro retangular de madeira e nylon:

I. Serigrafia.

II. Água-forte.

III. Verniz.

IV. Reticulado.

Está correto o contido em:

I, apenas.

II, apenas.

III, apenas.

II e IV, apenas.

2)A acepção para a palavra método determina: planejamento responsável por regular previamente uma sequência de procedimentos, de forma a precaver erros que possam obstar o alcance de um determinado fim. Ou seja, técnica de cálculo ou experimentação.

Nesse sentido o processo de ensino e aprendizagem, entre outras instâncias deve ter métodos e metodologias.

É possível deduzir que o professor e a professora devam conhecer, com razoabilidade: os materiais, as técnicas e conhecimentos específicos de nossa área. Ou seja, as ideias e as teorias educativas em arte são “transformadas” em ações pedagógicas, em aulas.

Desta forma um docente de artes deve saber:

Processo de impressão no qual a tinta é vazada – pela pressão de um rodo ou um puxador.

Serigráfica

Impressão por rodagem

Impressão

Impressão por buril

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com