TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estes Amigos Podem Lhe Conseguir Uma Vida Extra!

Dissertações: Estes Amigos Podem Lhe Conseguir Uma Vida Extra!. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  2.376 Palavras (10 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 10

Aluna: Michele de Miranda Manfrei

RA: 1299475645

REVISÃO DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE LINGUA PORTUGUESA

Questão 1

Aponte a afirmação que caracteriza erroneamente os resultados obtidos a partir da prática de leitura:

a) A leitura pode ampliar a visão de mundo e inserir o leitor na cultura letrada.

b) A prática da leitura pode estimular o desejo de outras leituras.

c) O hábito da leitura pode levar o leitor a evitar o envolvimento emocional e inibir o desenvolvimento da imaginação.

d) A leitura ajuda a expandir o conhecimento a respeito da própria leitura.

e) Com a leitura, são maiores as possibilidades de produções orais, escritas e em outras linguagens.

Questão 2

Sobre sua prática docente, aponte dois tipos de atividades, que podem ser organizadas e desenvolvidas com os alunos em sala de aula e que estejam de acordo com as diretrizes dos PCN de Língua Portuguesa, com o objetivo de desenvolver as habilidades de leitura e escrita de seus alunos.

R: Programar as atividades em módulos que explorem cada um dos aspectos do conteúdo a serem trabalhados, procurando reduzir parte de sua complexidade a cada fase, considerando as possibilidades de aprendizagem dos alunos;

Selecionar procedimentos de leitura adequados a diferentes objetivos e interesses (estudo, formação pessoal, entretenimento, realização de tarefa) e a características do gênero e suporte.

Questão 3

O objetivo do PCN é orientar a prática pedagógica dos docentes de todo país, para que busquem inserir seus alunos em práticas sociais letradas por meio do aprendizado da língua padrão em seus diferentes gêneros e contextos.

a) O objetivo do PCN é orientar a prática pedagógica dos docentes de todo país, para que busquem inserir seus alunos em práticas sociais letradas por meio do aprendizado da língua padrão em seus diferentes gêneros e contextos.

b) O PCN busca orientar sobre um padrão nos objetivos e formas de ensinar, mas respeitando à identidade cultural da maioria dos alunos inseridos no sistema educacional formal.

c) O PCN orienta os professores de Língua Portuguesa como organizar seus conteúdos pedagógicos a partir de dois eixos: língua oral (falar e escutar) e língua escrita (ler e escrever).

d) O objetivo do PCN é igualar as práticas e conteúdos didáticos do sistema educacional, o que pode levar a uma massificação da prática pedagógica.

e) O PCN orienta o professor a considerar o conhecimento prévio e o grau de autonomia dos alunos, bem como o nível de aprofundamento possível de trabalhar em cada conteúdo apresentado.

Questão 4

O brainstorming é uma atividade que envolve criatividade, atenção e respeito aos colegas. Como essa atividade poderia ser útil para resolver problemas da escola de seus alunos e como você os mobilizaria para resolvê-los?

R: A técnica de brainstorming não é uma atividade exclusiva de um ambiente empresarial: pelo contrário, na escola pode ser uma técnica muito importante na educação dos estudantes. Este grande ou pequeno grupo de atividade encoraja as crianças a manterem-se focados num tópico e contribuir para uma fluidez de ideias em liberdade.

O professor pode começar por propor uma questão ou problema, ou introduzindo um tópico. Os estudantes, depois expressam e divulgam as possíveis respostas e soluções, palavras, expressões ou ideias relevantes.

Questão 5

Sobre o ato de escrever e a importância de seu aprendizado, é errado dizer que:

a) “Escrever é uma habilidade que pode ser desenvolvida, e não um dom que poucas pessoas têm”.

b) “Escrever é um ato que exige empenho e trabalho, e não um ato espontâneo.”

c) “Escrever exige estudo sério, e não uma competência que se forma com algumas ‘dicas’.”

d) “Escrever é uma prática que não se articula com a leitura.”

e) “Escrever é um ato vinculado a práticas sociais.”

Questão 6

Você percebeu que houve um grande número de trabalhos copiados da internet em uma atividade que passou para sua turma. Qual seria sua reação em um caso desses e como desenvolveria a consciência de seus alunos sobre praticar plágio?

R: Não seria nada legal receber do(a) aluno(a) um trabalhado plagiado, pois o mesmo caracteriza-se como uma falsa atribuição de autoria, uma apropriação indevida de trabalho de um autor por outro indivíduo .

Devemos sempre passar para os alunos(as) que o plágio vai contra a ética e a moral, e o único perdedor dessa historia é o aluno, que não aprende nada, com esse tipo de atitude.

Questão 7

Segundo Gomes (2011), estratégias como: definir o objetivo da leitura, identificar as principais ideias do texto, tolerar ambiguidades temporariamente, manter propósito da leitura e usar os conhecimentos prévios na leitura, são:

a) Formas de interação entre leitor e texto.

b) Formas de aprendizagem de leitura.

c) Formas de se reconhecer os chuncks.

d) Formas de influenciar o gosto pela leitura em aula.

Questão 8

Sobre as afirmações:

( B ) Leitura mais fluente, focada nas ideias principais na leitura e dialogando com o texto. Realiza-se utilizando conhecimentos linguísticos e extralinguísticos, bem como todo o seu conhecimento cultural e de mundo. Leitor dialoga com o texto. Pode levar a más interpretações se feita de maneira negligente.

( C) Leitura geralmente lenta e pouco fluente, é realizada decodificando primeiro as letras, depois as palavras e por fim as sentenças. A compreensão se faz por análise e síntese de cada parte para chegar ao todo.

( A) Leitura fluente que busca a melhor forma de compreensão do texto, a partir de uma mistura de técnicas de leitura, utilizando os melhores recursos de cada modelo. Essas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com