TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estes Amigos Podem Lhe Conseguir Uma Vida Extra!

Exames: Estes Amigos Podem Lhe Conseguir Uma Vida Extra!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 3:

A semelhança entre o conceito de alfabetização e letramento segundo Magda Soares e o video é que o sujeito ou seja o aluno para ser alfabetizado o melhor método é fazer que ela se basear na realidade do mundo, que para o aluno aprender a ler e escrever, ele precisa antes de mais nada, aprender a ler o mundo, sem nenhuma manipulação mecânica de palavras.

Embora seja necessário que o aluno para ser alfabetizado não é só conhecer o código linguistíco, mais sabemos que seja necessário o conhecimento das letras do alfabeto.

Para letrar uma criança é necessário trabalhar com os diferentes usos de escritas. E se a criança não tiver a idéia de que para dominar a escrita, ela não traz consequência diversas para vida, entre elas sociais, econômica, entre outras.Passo 1:

Segundo Magda Soares o sentido ampliado da alfabetização,o letramento, designa práicas de leitura e escrita. Por tanto o elememto norteador dos procedimentos alfabetizadores é opróprio texto oral e escrita, enquanto aunidade de sentido da lingua, no qual a palavra, a síbala e a lletra ganham seu contesto.

Para a autora, nesse conceito se encontra a ideia de que a apoderação da escrita ounão traz consequências diversas para vida,entre eles socias, linguisticas, econômicas entre outros,isto é passa da condicao de alfabeto para alfabetizado acarreta mudanças profundas. Sendo assim letramento é tido como o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever.

alfabetização se ocupa da aquisição da escrita, por um indivíduo ou grupo de indivíduos. É o processo pelo qual se adquire o domínio de um código e das habilidades de utilizá-lo para ler e escrever, ou seja: o domínio da tecnologia, técnicas para exercer a arte e ciência da escrita.

A alfabetização é um processo no qual o indivíduo assimila o aprendizado do alfabeto e a sua utilização como código de comunicação. Esse processo não se deve resumir apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar e produzir conhecimento. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral.

Elatem sido entendida tradicionalmente como um processo de ensinar e aprender a ler e escrever, portanto, alfabetizado é aquele que lê e escreve. O conceito de alfabetização tem um significado mais abrangente, na medida em que vai além do domínio do código escrito, pois, enquanto prática discursiva possibilita uma leitura crítica da realidade, constitui-se como um importante instrumento de resgate da cidadania e reforça o engajamento do cidadão nos movimentos sociais que lutam pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com