TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Insetos Aquáticos

Por:   •  3/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Maranhão

Aluna: Princia Lowrranna de Pérola Gomes Soares

Disciplina: Entomologia

Prof. Dra. Márcia Rêgo

Questões – Insetos aquáticos predadores

  1.  Qual o papel dos insetos aquáticos na cadeia alimentar e no equilíbrio dos ecossistemas aquáticos?

         São importantes dentro da cadeia alimentar devido sua abundância e hábitos alimentares diversos, atuando no controle populacional de diversos organismos. Os insetos aquáticos predadores são fundamentais na manutenção dos ecossistemas aquáticos, pois controlam o número de indivíduos de suas presas, isso é importante para manter o equilíbrio na natureza e permitir que todas as espécies sobrevivam em conjunto sem esgotar o alimento e o espaço que elas necessitam.

  1. Quais características morfológicas favorecem os insetos predadores na captura de suas presas? Fale sobre seus hábitos alimentares.

         Na ordem Odonata (ex: libélulas), as ninfas e os adultos são excelentes predadores, as ninfas têm o lábio modificado, similar à uma máscara, que pode ser projetado para frente para capturar a presa, em repouso o lábio fica dobrado debaixo da cabeça, quando a ninfa encontra uma possível presa, o lábio é acionado prolongando-se rapidamente para frente, suas presas são larvas de outros insetos aquáticos e pequenos invertebrados, podendo também se alimentar de outras ninfas e até pequenos alevinos e girinos; os adultos possuem fortes espinhos nas pernas para auxiliar a captura de suas presas, podem ser observados voando próximos a corpos d’água em busca de alimento e/ou parceiros. Na ordem Plecoptera (ex: perlários ou perlídeos), as ninfas da família Perlidae se alimentam de pequenos insetos e invertebrados aquáticos. Na ordem Hemíptera (ex: percevejos), os insetos nadadores são classificados como caçadores de emboscada, pois se escondem entre as folhas e raízes da vegetação marginal, onde ficam à espera de suas presas. Na ordem Megaloptera (ex: lacraia d’água), os insetos têm aparelho bucal bem desenvolvido, robusto e com grandes mandíbulas, predam outros insetos aquáticos, pequenos invertebrados, peixes, e ainda de outras larvas de megalopteras. Na ordem Coleóptera (ex: besouros), alguns são predadores em pelo menos um de seus estágios de desenvolvimento; suas larvas caçam imaturos de outros insetos, pequenos invertebrados e até mesmo girinos e peixes; em alguns dos grupos, tanto as larvas como os adultos são predadores e têm diversas maneiras de se alimentar, podem mergulhar para capturar suas presas, ser oportunistas e capturar insetos que caem na superfície da água; outros grupos podem se alimentar de carcaças de animais, e alguns se alimentam até de outros besouros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com