TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Peixes

Seminário: Os Peixes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Seminário  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

Peixes

Caracteristicas gerais: Os peixes são animais vertebrados, aquáticos, tipicamente ectotérmicos, que possuem o corpo fusiforme, os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras (ausentes em alguns grupos) sustentadas por raios ósseos ou cartilaginosos, guelras ou brânquias com que respiram o oxigénio dissolvido na água (embora os dipnóicos usem pulmões) e, na sua maior parte, o corpo coberto de escamas.

Grupos de classificação e exemplos:

Classificação científica

Reino:

Animalia

Filo: Chordata

Subfilo: Vertebrata

Superclasse: Peixes

Reproduçao: A maioria dos peixes é dióica, ovípara, fertiliza os óvulos externamente e não desenvolve cuidados parentais. Nas espécies que vivem em cardumes, as fêmeas desovam nas próprias águas onde os cardumes vivem e,ao mesmo tempo, os machos libertam o esperma na água, promovendo a fertilização. existem também espécies vivíparas e ovovivíparas, ou seja, em que o embrião se desenvolve dentro do útero materno. Nestes casos, pode haver fertilização interna.

Respiração: A maioria dos peixes respira por meio de brânquias, também conhecidas como guelras. A água entra continuamente pela boca do peixe, banha as brânquias e sai pelas aberturas existentes de cada lado da cabeça.Nas brânquias, onde existem muitos vasos sanguíneos, o gás oxigênio dissolvido na água passa para o sangue. Ao mesmo tempo, o gás carbônico que se forma no organismo do animal e que está no sangue passa para a água, sendo eliminado do corpo.

Digestão: Os peixes pelágicos de pequenas dimensões como as sardinhas são geralmente planctonófagos, ou seja, alimentam-se quase passivamente do plâncton disperso na água.Algumas espécies de maiores dimensões têm também este hábito alimentar, como alguns tubarões .Mas a maioria dos grandes peixes pelágicos são predadores ativos, ou seja, procuram e capturam as suas presas, que são também organismos pelágicos.

Os peixes demersais podem ser predadores, mas também podem ser herbívoros, detritívoros, ou serem comensais de outros organismos ou ate mesmo parasitas.

Sistema circulatório: O sistema circulatório dos peixes é simples e completo, pois o sangue passa apenas uma vez pelo coração e não há mistura de sangue venoso e arterial no coração. O coração dos peixes possui duas cavidades,um átrio e um ventrículo.

Revestimento da pele: O corpo dos peixes está normalmente coberto de muco que, por um lado diminui a resistência da água ao movimento e, por outro, os protege dos inimigos. Embora haja muitos grupos de peixes com pele nua, como as enguias, a maior parte dos peixes tem-na coberta de escamas que têm origem na própria derme.

Controle da temperatura corporal: peixes são ectotérmicos, ou seja, não são capazes de regular a temperatura corporal com mecanismos internos, então eles precisam de fontes externas de calor para elevar e manter a sua temperatura corporal constante. Esses animais obtêm calor do meio ambiente (meio externo), geralmente com a exposição ao sol ou em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com