TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE PEIXES

Trabalho Universitário: TRABALHO SOBRE PEIXES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  2.402 Visualizações

Página 1 de 4

Escola:

Disciplina: Biologia

Profª:

PEIXES

Turma:

Nome:

Rio Grande, 1º de Setembro de 2012

Introdução

Neste trabalho, temos como objetivo nos aprofundar no assunto relacionado a peixes e passar nosso conhecimento a nossos colegas, falaremos sobre as características gerais dos peixes, que são animais vertebrados e de grande importância para a ecologia e para a nossa alimentação.

No decorrer do trabalho falaremos sobre assuntos como:

• Classificação

• Tamanho

• Alimentação

• Estrutura

• Temperatura corporal

• Respiração

• Circulação sanguínea

• Importância ecológica

• Sistema nervoso

Mostraremos imagens sobre:

• Anatomia interna

• Anatomia externa

Objetivos

Nosso objetivo geral é mostrar as características mais importantes sobre os peixes, assim pesquisando todos os assuntos relatados na introdução e apresentando algumas curiosidades.

Nosso objetivo especifico é apresentar o trabalho através de cartaz com informações e com imagens da anatomia dos peixes, também com um slide obtendo um resumo breve sobre o assunto e com uma boa explicação.

Desenvolvimento

Os peixes representam a maior classe em números de espécies conhecidas entre os vertebrados. Acredita-se que os peixes tenham surgido por volta de 45 milhões de anos atrás, eles se distribuem em águas salgadas dos mares e nas águas doces dos rios. Existem cerca de 24 mil espécies, das quais mais da metade vive em águas salgadas. O tamanho médio dos peixes pode variar de 1cm a até cerca de 18m, provavelmente foram os primeiros vertebrados a surgirem na Terra, eram pequenos, sem mandíbulas, tinham a coluna vertebral cartilaginosa e uma carapaça revestindo seus corpos.

Antes limitados a filtração de partículas nutritivas suspensa na água ou depositadas no fundo do mar sendo presas de alguns tipos de invertebrados, eles tornam-se eficientes para seus predadores. Desde que surgiram, já ocupavam com sucesso ambientes aquáticos salgados e doces e assim continuam até hoje.

Os peixes apresentam várias características que fornecem o desempenho de seus movimentos no ambiente em que vivem. Entre elas destacam-se: Corpo com formato, em geral achatado lateralmente e alongado, que favorecem o seu deslocamento na água; presença de nadadeiras, estrutura de locomoção que, quanto à localização, podem ser peitorais, ventrais, dorsais, caudais e anais; corpo geralmente coberto por escamas lisas onde diminui o atrito com a água enquanto o animal se desloca, além disso, a pele é dotada de glândulas produtoras de muco, o que também contribui para diminuir o atrito com a água; musculatura do tronco segmentada, o que permite a realização de movimentos ondulatórios.

A temperatura corporal dos peixes varia de acordo com o do ambiente, os peixes são animais pecilotérmicos. A maioria dos peixes respira por meio de brânquias também conhecida como guelras, a água entra continuamente pela boca do peixe, banha as brânquias e sai pelas aberturas existentes em cada lado da cabeça.

Nas brânquias, onde existem muitos vasos sanguíneos, o gás oxigênio dissolvido na água passa para o sangue. Ao mesmo tempo, o gás carbônico que se forma no organismo do animal e que está no sangue passa para a água, sendo eliminado do corpo.

O coração dos peixes tem duas cavidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com