TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Profissionais De Saúde E Sua Postura ética

Trabalho Escolar: Os Profissionais De Saúde E Sua Postura ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  2.359 Palavras (10 Páginas)  •  1.050 Visualizações

Página 1 de 10

.INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda um tema muito importante não só na prática da saúde, mas em todas as profissões e também que transpassa o profissional que é a ética, pois refere-se aos padrões de conduta moral, isto é, padrões de comportamento relativos não só ao paciente, mas aos colegas de trabalho.

A ética é sempre pertinente quando o assunto é saúde, porque é através dela que promovemos a qualidade da assistência à saúde. A ética é utilizada como instrumento de orientação no comportamento humano determinando valores de usuários e profissionais e principalmente dos gestores, influenciando em atitudes e decisões coletivas e individuais. Nas instituições de saúde, principalmente nos hospitais a ética permeia o convívio entre as estratégias da instituição e os profissionais, estabelecendo direta ou indiretamente uma forma de organização cultural. A ética é a base do comportamento humano, ela norteia nossos valores, princípios e normas.

O processo de refletirmos sobre o desafio da ética nas instituições de saúde, principalmente nos hospitais, nos remete a pensarmos sobre os valores e princípios que o administrador hospitalar deve considerar nas tomadas de decisões, nas opiniões entremeadas pela influência de aspectos econômicos, financeiros e direitos dos pacientes. Nós faz refletir também até quando o profissional destinado e formado para exercer está profissão está comprometido com sua postura ética profissional.

Para tal, fez necessário uma profunda pesquisa de cunho bibliográfico nas mais variadas referências bibliográficas, tele aulas web aulas e livros das disciplinas existentes sobre o assunto abordado.

2. DESENVOLVEMENTO

2.1.Condutas éticas na equipe multidisciplinar de saúde

O conhecimento na área da saúde tem crescido de forma avassaladora nas últimas décadas, levando a um incremento considerável dos conteúdos, artigos e relatos clínicos ou científicos sobre as mais diversas especialidades e disciplinas em saúde. Desta forma cada vez mais um único problema de saúde em um dado paciente, tem merecido a assistência conjunta de vários profissionais. A atuação em mútua colaboração de vários profissionais em prol da recuperação de um paciente torna necessário o estabelecimento de políticas éticas para o relacionamento entre estes profissionais, diminuindo assim possíveis atritos que possam interromper um sincronismo e uma harmonia que possam ser vitais para a saúde e a qualidade de vida dos pacientes.

“O paciente não tem dono: Todo profissional deve realizar e desejar o melhor para seu paciente, enquanto a intervenção, diagnóstico e encaminhamento a outros profissionais, mesmo que a sua intervenção tenha que ser suspensa, de forma temporária ou permanente. .”

De acordo com Barroco (2010b,p.16),diz que a ética percorre um processo de construção histórico, o que corresponde ir além do fato imediato, "[...] a ética diz respeito à pratica social de homens e mulheres, em sua objetivações na vida cotidiana e em suas possibilidades de conexão com as exigências éticas conscientes".

[...] palavra 'ética' provém do adjetivo 'ethike' , termo corrente da língua grega, empregado originariamente para qualificar um determinado tipo de saber. Aristóteles foi o primeiro a definir com precisão conceitual esse saber, ao emprega a expressão 'ethike pagmateia' para designar seja o exercício da reflexão crítica e metódica morais, seja o exercício da reflexão crítica e metódica ( praktike Philo Sophia ) sobre os costumes ( GONTIJO, 2006, P. 126, grifos do autor.

Portanto no momento de escolha da profissão, o aluno deverá assumir a responsabilidade com o processo de formação, é uma das formas de conhecer a proposta pedagógica ao curso escolhido. Hoje ainda podemos ver alguns profissionais de saúde que estão exercendo está profissão por acaso e não por amor, compromisso e ética profissional, pois tratam seus pacientes pior que animais, como vimos vários casos recentemente divulgados na mídia, caso da Médica de Curitiba Paraná Virginia Soares de Souza, do ex médico Roger Abdelmassih, a ganância faz com que a falta de humanismo fale acima de tudo.

São premissas importantes para um boa ética profissional.

a) Manter um bom relacionamento com os demais membros da equipe multidisciplinar em saúde.

b) Nunca diminuir o respeito e a consideração técnica do paciente a um outro profissional.

c) Nunca cercear o exercício profissional de outrem.

d) Respeitar as normas internas, titulações, condutas éticas específicas e

legislações, estabelecidas pela ordem, associação ou conselho profissional das

demais profissões.

f) Seguir as normas legais de sua própria profissão.

g) Manter a humildade como uma ferramenta de diálogo entre a equipe de saúde, facilitando assim a troca de informações entre especialidades e disciplinas de saúde.

2.2. Os Profissionais de Saúde e sua Postura Ética

Para que haja conduta ética é preciso que exista o agente consciente, isto é, aquele que conhece a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício. A consciência moral não só conhece tais diferenças, mas também reconhece-se como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas e de agir em conformidade com os valores morais, sendo por isso responsável por suas ações e seus sentimentos pelas consequências do que faz e sente. Consciência e responsabilidade são condições indispensáveis da vida ética do profissional de saúde. A consciência moral manifesta-se, antes de tudo, na capacidade para deliberar diante de alternativas possíveis, decidindo e escolhendo uma delas antes de lançar-se na ação. Tem a capacidade para avaliar e pesar as motivações pessoais, as exigências feitas pela situação, as consequências para si e para os outros, a conformidade entre meios e fins (empregar meios imorais para alcançar fins morais é impossível), a obrigação de respeitar o estabelecido ou de transgredi-lo (se o estabelecido for moral ou injusto). A vontade é esse poder deliberativo e decisório do agente moral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com