TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os tipos básicos de esqueletos vivos

Pesquisas Acadêmicas: Os tipos básicos de esqueletos vivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 5

Esqueleto é um nome genérico dado a estruturas de sustentação, principalmente de seres vivos, podendo ser usado também em outras áreas, como engenharia e construção. Há três prinicipais tipos de esqueletos de seres vivos:

Endosqueleto ou esqueleto interno - presente por exemplo em vertebrados, como peixes, gatos, humanos e peixes. Exemplo: esqueleto humano. Os esqueletos internos são formados por ossos, sendo estes órgãos compostos predominantemente por tecido ósseo verdadeiro e,em menor proporção, por outros tipos de tecidos .

Exosqueleto ou esqueleto externo - presente em artrópodes, como formigas, aranhas, e caranguejos, e em alguns outros invertebrados, como as conchas de alguns moluscos. Seu principal componente é a quitina, um polissacarídeo associado a outros grupos amino.

Hidroesqueleto ou esqueleto hidrostático - consiste em cavidades preenchidas por fluidos, presente em equinodermos como estrela-do-mar, anelídeos como a minhoca, e nematóides, entre outros invertebrados.

Índice [esconder]

1 Humanos

2 Ossos e cartilagem

2.1 Ossos

2.1.1 Volume ósseo

2.2 Cartilagem

3 Ver também

4 Referências

5 Bibliografia

Humanos[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Esqueleto humano

Estudo de esqueletos, c. 1510, por Leonardo da Vinci.

O esqueleto humano é constituído de ossos fundidos, completados por cartilagem e sustentados por ligamentos, tendões e músculos. É um arcabouço (armadura, armação estrutura) que serve como um andaime, ancora os músculos e protege órgãos como o cérebro, pulmão e coração. Os dentes não se constituem de tecidos geralmente encontrados em outros ossos, por isso não são considerados ossos e eles não são membros do sistema esquelético. O maior osso do corpo é o fêmur localizado na coxa, e menor é o estribo no ouvido médio. Em um adulto, o esqueleto representa cerca de 14% do peso corporal total,1 e metade desse peso é água.

Dentre os ossos fundidos, estão os da pelve e o crânio. Nem todos os ossos estão interligados diretamente: Existem três ossos em cada ouvido médio chamados ossículos que se articulam apenas uns com os outros. O osso hioide, que está localizado no pescoço e serve como ponto de ligação para a língua, não se articula com os outros ossos do corpo, sendo apoiado por músculos e ligamentos.

Existem 206 ossos no esqueleto humano adulto podendo ocorrer variação. Esse número depende de se os ossos pélvicos - que não tem dominação de cada lado - são contados como um ou três ossos em cada lado (ílio, ísquio e púbis), se o cóccix ou cauda óssea é contado como um ou quatro ossos separados, e não conta os ossos wormianos variáveis entre suturas do crânio. Do mesmo modo, o sacro é geralmente considerado como um único osso, em vez de cinco vértebras fundidas. Existe também um número variável de pequenas ossos sesamoides, comumente encontrados em tendões. A patela ou rótula em cada lado é um exemplo de um osso sesamoide maior. As rótulas são contadas no total, uma vez que são constantes. O número de ossos varia entre os indivíduos e com a idade - recém-nascidos têm mais de 270 ossos,2 3 4 alguns dos quais estão fundidos. Esses ossos são organizados em um eixo longitudinal, o esqueleto axial, ao qual o esqueleto apendicular está ligado.5

O esqueleto humano leva 20 anos para estar totalmente desenvolvido. Em muitos animais, os ossos do esqueleto contêm medula, que produz células sanguíneas.6

Grande parte do esqueleto humano mantém o padrão segmentar antigo presente em todos os vertebrados (mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios), com unidades básicas sendo repetidas. Este padrão segmentar é particularmente evidente na coluna vertebral e na caixa torácica.

Ossos e cartilagem[editar | editar código-fonte]

Ossos[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Osso

O fêmur é o osso mais longo dos seres humanos

.

Os ossos são órgãos que fazem parte da endoesqueleto dos vertebrados. Sua função é mover, apoiar e proteger os vários órgãos do corpo, produzir glóbulos vermelhos e brancos e armazenar minerais. O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo denso. Por apresentam-se em uma variedade de formas e ter um complexa estrutura interna e externa, os ossos são leves, porém fortes e rígidos, para além de cumprirem a muitas outras funções. Um dos tipos de tecido que compõe o osso é o tecido ósseo mineralizado, também chamado apenas tecido ósseo, que lhe confere rigidez e uma estrutura tridimensional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com