TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Átomos, moléculas e organelas

Por:   •  2/4/2018  •  Resenha  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo :Cap 1- Ciências

Átomos, moléculas e organelas:

A vida inicia sua organização com o átomo, a menor partícula que compõe a matéria, sendo responsável pela manutenção das suas propriedades.

Ex- Átomos: carbono, hidrogênio, oxigênio e o nitrogênio.

Um grupo de átomos iguais ou diferentes podem se unir e formar as moléculas, estas diferenciam-se em moléculas inorgânicas (agua e sais minerais) e moléculas orgânicas (carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e ácidos nucleicos)

A organização das moléculas poderá resultar na formação de organelas, estruturas especializadas em desempenhar funções celulares que garantem a sobrevivência dos seres vivos.

Ex- Organelas: mitocôndrias, que produzem energia utilizando glicose.

Célula- Unidades básica da vida:

As células são compartimentos delimitados por membranas, onde ocorrem inúmeras atividades biológicas que garantem a sobrevivência do ser. A célula é a unidade básica da vida, todos seres vivos são formados por células, com exceção dos vírus.

Cerca de 90% das células constituem micro-organismos que vivem em simbiose com partes do organismo. Alguns desses microrganismos são bactérias que compõe a microbiota intestinal e se nutrem de resíduos da alimentação. Essas bactérias são benéficas e colaboram com a dinâmica de sobrevivência do corpo.

“Pai da microbiologia”: Antonie van Leeuwenhoek -Criou o microscópio.

Organização Celular:

O corpo dos seres humanos é constituído por células eucarióticas. As células eucarióticas são organizadas em três partes básicas: membrana celular ou plasmática, citoplasma e núcleo.

A membrana plasmática ,presente em todas as células, corresponde à estrutura de delimitação, por onde ocorre a entrada e a saída de substâncias na célula .Esse processo acontece de forma regulada ,denominado permeabilidade seletiva.

Entre o núcleo e a membrana plasmática, há um material de consistência gelatinosa, chamado de citoplasma. Neste encontram-se as organelas responsáveis organelas responsáveis pelas transformações químicas necessárias ao bom funcionamento da célula.

Ribossomos- pequenos grãos que podem estar livres no citoplasma ou aderidos a outra organela celular, responsáveis pela síntese de proteínas.

Complexo golgiense- Formado por um conjunto de vesículas(pequena bolsas) que armazenam substancias produzidas nas células(proteínas, lipídios etc.) e as transporta para o meio extracelular. Atua na secreção ou exportação de substâncias.

Retículo endoplasmático- Rede de canais que transporta substâncias dentro do citoplasma celular. Apresenta duas formas: o retículo endoplasmático granuloso(ou liso), possui ribossomos aderidos à sua membrana, realizando a síntese proteica; e o reticulo endoplasmático não granuloso(ou não liso), que não apresenta ribossomos e possui propriedades de desintoxicação celular.

Mitocôndrias- Responsáveis por produzir a energia necessária a todas as atividades metabólicas do corpo humano por meio da respiração celular.

Lisossomos- Pequenas bolsas repletas de enzimas que promovem a digestão celular. Essas enzimas podem digerir tanto as substâncias consumidas pela célula quanto os componentes desgastados desta, como ribossomos e mitocôndrias.

Centríolo- Organização tubular que participa do processo de divisão celular. Geralmente, uma célula possui um par de centríolos, que também estão envolvidos na formação de cílios e flagelos, estruturas relacionadas à movimentação celular.

O núcleo é um compartimento essencial em células eucarióticas, ele armazena o material genético(DNA) e comanda a realização do metabolismo celular. Essa estrutura é delimitada pelo envoltório nuclear (ou carioteca), o qual apresenta poros que realizam a comunicação entre o interior do núcleo e o citoplasma. No núcleo há também o nucléolo, região geralmente esférica onde o material responsável por formar os ribossomos fica armazenado antes de migrar para o citoplasma.[pic 1]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (38.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com