TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oxidos

Relatório de pesquisa: Oxidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Os óxidos são substâncias constituídas pelo oxigênio e, pelo menos, por mais um

elemento, em combinações que podem resultar na formação de cerca de cinco milhões de compostos, cujas propriedades são muito variadas. Para termos uma idéia do quão diversificados são esses compostos, basta lembrar que, entre os óxidos, encontram-se substâncias como a água, que cobre aproximadamente dois terços da superfície terrestre e é fundamental para a vida no planeta; o gás carbônico, produzido pelo metabolismo de muitos organismos vivos ou pela queima de materiais carbonados; o quartzo, constituinte de 50 a 80 % das areias; além de uma grande quantidade de minerais, tais como bauxita, hematita e rutilo, que, respectivamente, são fontes dos metais alumínio, ferro e titânio, muito utilizados pelo homem. (OLIVEIRA E SILVA, 2006).

Esses compostos têm características muito variadas, podendo ser sólidos, líquidos ou gasosos, além de apresentarem outras propriedades bastante diversificadas.

O oxigênio é o elemento central de todos os óxidos e pertence ao grupo dos calcogênios. Foi descoberto pelo químico inglês Joseph Priestley, em 1774, à partir da decomposição do óxido de mercúrio. (OLIVEIRA E SILVA, 2006).

A existência de tantos grupos de óxidos deve-se ao fato do oxigênio formar compostos com todos os elementos químicos, exceto os gases nobres mais leves. Tal diversidade de comportamentos causa diferenças entre as propriedades dos óxidos, até mesmo dentro de cada grupo. Entretanto, é possível descrever muitos aspectos relacionados a esse grupo tão abrangente dos Óxidos. (OLIVEIRA E SILVA, 2006).

Óxidos

Definição: Óxidos são compostos binários em que o oxigênio é o elemento mais eletronegativo. Ou seja, substâncias que possuem o oxigênio ligado a outro elemento químico.(FELTRE,2005)

Praticamente todos os elementos químicos formam óxidos, constituindo um grupo muito numeroso, onde apenas os compostos oxigenados do flúor, por exemplo, OF2 e O2 F2, não são considerados óxidos pelo fato de o flúor ser mais eletronegativo que o oxigênio. Os óxidos são muito freqüentes no dia-dia, e sem dúvida o mais importante é a água, primordial para a existência da vida da terra. O gás carbônico vem em segundo lugar, possibilitando a fotossíntese pelos vegetais, o que garante a vida de todas as plantas e animais. (FELTRE,2005)

Segundo FELTRE, em um oxido, a ligação entre o oxigênio e outro elemento pode ser do tipo iônica ou covalente, onde conceitua:

Óxidos iônicos: são compostos nos quais o oxigênio estão ligados a um metal de baixa eletronegatividade, isto é alcalinos e alcalino-terrosos que fornecem elétron para o oxigênio. Ex: Li2O e MgO.

Óxidos moleculares ou covalentes: são compostos nos quais o oxigênio esta ligado a um elemento de grande eletronegatividade. Ex: CO2, SO2 e NO. (FELTRE,2005)

Fórmula Geral dos óxidos

De acordo com FELTRE, considerado um elemento químico E, de numero de oxidação +z, lembrando que o oxigênio tem o numero de oxidação -2 temos: E2 Oz.

Classificação dos óxidos

Óxidos básicos

São óxidos que reagem com a água produzindo uma base ou reagem com um ácido produzindo sal e água.(FELTRE,2005)

Ex:

Na2O + H2O  2 NaOH

Na2O + 2HCl  2NaCl + H2O

Os óxidos básicos são formados por metais com números de oxidação baixos ( +1,+2 ou +3 ). São compostos sólidos, iônicos, e apresentam ponto de fusão e ponto de ebulição elevados. Os óxidos dos metais alcalinos e alcalino-terrosos reagem com água e os demais são pouco solúveis em água. (FELTRE,2005)

Nomenclatura dos Óxidos Básicos

No que diz respeito à nomenclatura dos óxidos, FELTRE exemplifica: Quando o elemento forma apenas um óxido, dizemos:

Óxido de .............................

(nome do elemento) ex: Na2O – óxido de sódio

Quando o elemento forma dois óxidos, dizemos:

Óxido ............................ {ico  Nox maior ex: Fe2O3 – óxido férrico (Nox +3)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com