TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLACENTA PRÉVIA CUIDADOS DA ENFERMAGEM

Monografias: PLACENTA PRÉVIA CUIDADOS DA ENFERMAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  5.724 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Nunca é suficiente dizer que os cuidados da gestante com o pré-natal são necessários.

Um pré-natal bem realizado pode evitar maiores complicações e assim eximir a mulher de situações de risco.

A placenta prévia é destes diagnósticos fundamentais.

QUANDO OCORRE A PLACENTA PRÉVIA?

A gestação de toda mãe deve ser levada com cuidados até os seus momentos finais. A placenta prévia ocorre geralmente nas últimas doze semanas da gravidez, acomete uma em cada 200 gestações e requer cuidados extremos. Mas o que significa placenta prévia?

A placenta prévia é uma patologia onde a placenta implanta-se no colo do útero, isto é, no fundo do útero. Isso não é nada bom. É caracterizada por um sangramento vaginal indolor nas últimas 12 semanas de gestação, mas pode acontecer antes.

O posicionamento inadequado da placenta provoca sangramentos, afetando a oxigenação do bebê, colocando-o em perigo. Como muitas mães já sabem, a placenta é um órgão que se desenvolve logo após a implantação do zigoto na parede uterina.

Em seu interior, encontra-se o líquido amniótico dentro do qual fica o bebê, e o cordão umbilical é a ligação entre bebê e a placenta, por onde circula o sangue da gestante e do feto. A placenta possibilita que os nutrientes cheguem ao bebê e que as trocas gasosas sejam feitas.

Além de alimentar, a placenta funciona como um filtro, bloqueando a chegada de impurezas ao feto. Por essas e outras funções, podemos notar o perigo causado pela placenta prévia.

Você sabe o que existe em comum entre nicotina, alcatrão, álcool, drogas, medicamentos (antibióticos, anti-inflamatórios e sedativos) e alguns vírus e bactérias como os causadores da rubéola, varíola, hepatite, toxoplasmose e HIV? A resposta é que todas essas substâncias têm a capacidade de passar pela placenta.

Por tudo isso, podemos imaginar o risco que o feto corre se algo estiver errado com esse órgão tão importante no desenvolvimento de toda a gestação da mulher.

TIPOS DE PLACENTA PRÉVIA?

Descrevem-se três tipos de placenta prévia, de acordo com a localização placentária, em relação ao orifício interno do colo:

 Total: quando recobre toda a área do orifício interno;

 Parcial: quando o faz parcialmente;

 Marginal: quando a margem placentária atinge a borda do orifício interno, sem ultrapassá-lo.

O QUE MOTIVA A PLACENTA PRÉVIA?

Alguns fatores são motivos pelo desencadeamento da placenta prévia, entre as quais a idade materna avançada, multiparidade, curetagens repetidas, cirurgias uterinas e cesáreas anteriores aumentam o risco desta patologia.

Estudos mostram que há um aumento na freqüência de placenta prévia entre as grávidas fumantes e que tal aumento está relacionado com o número de anos que a mulher fumou cigarros anteriormente. Nem é preciso citar que a mãe que fuma durante a gestação está pondo em risco a criança em desenvolvimento.

O diagnóstico dessa patologia é feita por meio do ultrassom e ajuda o médico a diferenciar a placenta prévia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com