TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPIOS BASICOS DA BIOETICA

Trabalho Escolar: PRINCIPIOS BASICOS DA BIOETICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS

CURSO SUPERIOR EM RADIOLOGIA

PROFESSORA SUENNY FONSECA

PRINCÍPIOS BÁSICOS DA BIOÉTICA

PATOS – PB

2014

O acidente vascular cerebral, ou derrame cerebral como é popularmente conhecido, acontece quando o cérebro deixa de ser irrigado pelo sangue, que normalmente deveria abastecer todo o encéfalo com oxigênio e glicose, causando assim, a perda da funcionalidade das células de tecido nervoso conhecidas como neurônios. É importante lembrar que o AVC também pode atingir a medula espinhal, o cerebelo e o tronco encefálico.

Trata-se de um mal súbito que pode ser classificado em duas categorias. AVC hemorrágico e AVC isquêmico. No primeiro caso, embora menos comum, ocorre uma hemorragia (causada pela ruptura de um vaso sangüíneo intracraniano) no local atingido que leva à formação de um coágulo, vindo a afetar esta ou aquela função cerebral. Já no AVC isquêmico o que acontece é a ausência de irrigação (graças à obstrução de um vaso sangüíneo) de determinada região cerebral, causando, desta forma, morte do tecido cerebral.

Em relação aos sintomas, os mais freqüentes são:

- Fraqueza para movimentar um dos braços ou uma das pernas, ou dificuldade para sorrir.

- Distúrbios visuais como a cegueira de um dos olhos ou de ambos temporariamente.

- Dificuldades para falar, ou seja, a pessoa fala frases sem sentido ou tem de fazer muito esforço para dizer o quepensa, ou, ainda, para entender o que está sendo dito por outrem.

- Dor de cabeça intensa sem motivo aparente.

- Perda de equilíbrio.

- Alteração da sensibilidade e vertigens muitas vezes associadas a náuseas ou vômito.

Os fatores que contribuem para esta doença são: a hipertensão arterial, doenças cardíacas, etilismo (consumo elevado de álcool), tabagismo, níveis alterados de colesterol, obesidade e diabetes.

Nos dias atuais existem drogas capazes de evitar a morte de pacientes acometidos por esta doença e de dissolver os coágulos que ela pode ocasionar, restabelecendo uma circulação normal rapidamente.

O pronto atendimento é crucial, pois estas drogas, para funcionarem adequadamente, devem ser ministradas num prazo máximo de três horas depois do início do ataque.

A reabilitação deve começar ainda no hospital e deve durar o tempo que for necessário. Quando, por exemplo, houver um distúrbio na fala é necessário o acompanhamento de um fonoaudiólogo, já no caso de distúrbios como o de atenção, o paciente pode ser reabilitado com tratamentos neuropsicológicos.

Como para cada paciente é utilizado um determinado tipo de tratamento há situações em que é indicado o acompanhamento de um fisioterapeuta ou de um profissional que auxilie o paciente a praticar equitação ou atividades físicas dentro da água.

O que é angina?

Angina é dor ou desconforto no peito quando os músculos cardíacos não recebem sangue suficiente. Angina pode ser sentida como uma pressão ou aperto no peito. A dor também pode ocorrer nos ombros, braços, pescoço, mandíbula ou costas. Angina também pode ser sentida como uma indigestão.

Angina é um sintoma de doença das artérias coronárias, o tipo mais comum de doença cardíaca. A doença na artéria coronária acontece quando as placas acumulam-se nas artérias coronárias. Esse acumulo de placas é chamado aterosclerose. À medida que as placas se acumulam, as artérias coronárias ficam estreitas e duras. O fluxo sanguíneo para o coração é diminuído, reduzindo o suprimento de oxigênio para o músculo cardíaco.

Nem toda dor ou desconforto é angina, porém sempre deve sempre ser checada por um médico.

Tipos de angina

Os três tipos de angina são:

* Angina estável. Esse é o tipo mais comum de angina. Ele ocorre quando o coração está trabalhando mais forte do que o usual. Na angina estável há um padrão regular, o qual depois de alguns episódios a pessoa pode reconhecer e prever quando ocorrerá. A dor da angina estável geralmente vai embora alguns minutos depois da pessoa repousar ou tomar medicamento. Angina estável aumenta a probabilidade de ataque cardíaco futuro.

Angina instável. Essa é uma condição muito perigosa que requer tratamento de emergência. É um sinal de que ataque cardíaco pode ocorrer logo. Diferente da angina estável, a instável não segue um padrão. Ela pode ocorrer sem esforço físico e não é aliviada com repouso ou medicamento.

* Angina variante (Prinzmetal). Esse é um tipo raro de angina que geralmente ocorre quando a pessoa está repousando. A dor pode ser forte e geralmente ocorre entre a meia-noite e cedo de manhã. Angina variante é aliviada com medicamentos.

Tratamentos para angina

Os tratamentos para angina incluem mudanças no estilo de vida, medicamentos, procedimentos especiais e reabilitação cardíaca. Os objetivos principais do tratamento são:

* Reduzir a freqüência e severidade dos sintomas.

* Prevenir ou diminuir o risco de ataque cardíaco e morte.

Caso os sintomas sejam leves e não estejam piorando, os únicos tratamentos necessários são mudança no estilo de vida e medicamentos. Angina instável é uma condição de emergência que requer tratamento hospitalar

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com