TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAS EM GRUPO: A epidemia do coronavirus 2019 n-CoV

Por:   •  21/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.107 Palavras (13 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]


[pic 10]

[pic 11][pic 12][pic 13]



SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

2.1 Desafio 1: O intraempreendedorismo e a inovação na saúde e o seu papel no combate ao coronavirus 2019 n-CoV        4

2.2 Desafio 2: O peso da verdade sobre a pandemia do coronavirus 2019 n-CoV        7

2.3 Desafio 3: A globalização e as suas implicações para a saúde global        8

2.4 Desafio 4: Vigilância epidemiológica e da vigilância sanitária: funções área de atuação diante a evidência de uma epidemia        9

3 CONSIDERAÇÕES        10

REFERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO

Em dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS), emitiu um alerta sobre uma pneumonia de rápida evolução que ocorreu na China e o paciente com o diagnóstico identificado, foi internado com dificuldades respiratórias, porém veio a óbito, e em menos de um semana da notificação do primeiro caso, foram identificados mais 41 casos e devido à alta transmissibilidade do vírus, sendo identificado como coronavirus 2019 n-CoV, e após a identificação do vírus, constatou-se casos da doença em mais de 23 países. Diante desta situação foi proposto ao grupo, uma produção de texto com levasse a reflexão da temática.

Como forma de refletir acerca da temática, foram apresentados quatro desafios e diante destes, o grupo apresentou os seguintes objetivos: compreender o papel do intraempreendedor e da inovação no combate ao coronavirus 2019 n-CoV; refletir sobre a importância da verdade e os impactos em tempos de pandemias; analisar as implicações da globalização na saúde global e compreender as funções e áreas de atuações da vigilância sanitária e vigilância epidemiológica em tempos de pandemia.

E diante da pesquisa e produção do texto, foram apresentadas  conclusões após o estudo e analises dos conteúdos propostos, demonstrando o ponto de vista e entendimento do grupo em qual é o papel do profissional da saúde e como atuar em meios a pandemia, quais as dificuldades encontradas, quais recursos tecnológicos podem ser utilizados para auxiliar no combate e a propagação do vírus e quais órgãos podem contar neste momento.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Desafio 1: O intraempreendedorismo e a inovação na saúde e o seu papel no combate ao coronavirus 2019 n-CoV

O mundo vem passando por muitas dificuldades devido a uma pandemia causada pelo coronavirus 2019 n-CoV, doença que está aterrorizando todos os povos do mundo, e neste momento todos estão se unindo em busca de respostas e soluções que possam ajudar na sobrevivência e cuidados com a doença, de forma que venha a reduzir a propagação do vírus entre as nações e salvar vidas. E diante disto, o intraempreendedorismo dentro da área da saúde pode ser uma aliada no combate a essa doença nos hospitais, visto que, através da inovação, os profissionais da saúde, podem criar mecanismos que são capazes de auxiliar no tratamento dos infectados e ao mesmo tempo, prevenir a propagação do vírus e a contaminação da equipe de saúde, que são os responsáveis pelos cuidados com os doentes.

Mas para entender melhor como o intraempreendedorismo pode ser capaz de ajudar em tempos de pandemia na área da saúde, é importante compreender do que se trata. Então vamos lá. Para entender o intraempreendedorismo, é necessário compreender o empreendedorismo, o que é, como surgiu.

A utilização do termo empreendedorismo, segundo Copelli, Erdmann e Santos (2019), surgiu no século XV, na França, oriundo das palavras empreendedor e empreender, que referenciavam a organizar, administrar e assumir riscos em um empreendimento e diante disto, surgiu a definição de empreendedorismo, ao qual segundo os autores, pode ser definido como “[...] uma ação para a obtenção de sucesso por meio da coordenação e realização de projetos, serviços e negócios”. Contudo com o passar dos anos o conceito de empreendedorismo vem se remodelando, dando lugar a novas definições, de acordo com a visão e interpretação de vários autores e áreas de atuação.

Inicialmente o conceito de empreendedorismo foi discutido em âmbito econômico, contudo, como foi disseminando por diversas áreas do conhecimento, tais como a social, a política e a institucional, cada uma obteve um entendimento e uma definição de acordo com a sua área de atuação. Quanto ao empreendedorismo na área da saúde, vem cada vez mais ocupando espaço, ao qual, pode-se citar a atuação pioneira de Florence Nightingale, no século IX, ao trabalhar com os cuidados a soldados na Guerra da Crimeia e a fundação da Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, o que deu inicio a bases científicas da profissão e desde então vem se disseminando pelo mundo e apresentado muitos nomes de profissionais empreendedores pelo mundo na área da saúde (BACKES, 2008).

E em âmbito organizacional, tal como a área da saúde, conforme Colichi et. al. (2018), o termo empreendedor é tratado como intraempreendedorismo, onde considera-se aspectos de liderança e melhorias no ambiente de trabalho. E diante do exposto, o conceito de empreendedorismo na área da saúde, passa a ser referenciando então, o intraempreendedorismo, ao qual segundo Sales et. al. (2008) está associado a um conjunto de características e as principais habilidades no mundo empreendedor, definido como:

dispor de senso de oportunidade, ser autônomo, independente, flexível, determinado, inovador, proativo, autoconfiante, disciplinado, comunicativo, responsável, tomar riscos calculados, agir de forma holística, conquistar novos cenários de atuação voltados ao cuidado, agregar valor à profissão perante a sociedade, impulsionar o crescimento econômico do país, realizar a gestão financeira e de conflitos, ter consciência legislativa e voltar-se para o futuro (COPELLI; ERDMANN; SANTOS, 2019, p. 304).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (224.7 Kb)   docx (250.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com