TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROVA DE VERTEBRADOS

Por:   •  22/2/2017  •  Exam  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 4

PROVA DE VERTEBRADOS:

QUESTOES:

2- (1,5) A conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados envolveu algumas importantes modificações adaptativas morfológicas e fisiológicas. Neste contexto, os répteis atuais apresentam diversas características que possibilitaram uma melhor ocupação do ambiente terrestre. Explique detalhadamente estas características em relação aos seguintes aspectos: locomoção, retenção de água, reprodução, alimentação e respiração.

RESPOSTA:

As principais modificações adaptativas que os repteis sofreram para conquistar o ambiente terrestre foram:

Locomoção:   Coluna vertebral diferenciada em cinco regiões, mais maleabilidade e movimento, Costelas longas para melhorar a ventilação dos pulmões (pulmões muito desenvolvidos), Patas com garras para apoiar no solo e alguns sem patas (cobras) com movimentos serpentiformes. Todos esses fatores associados contribuem para melhorar a sustentação e a locomoção na terra.

Retenção de agua: Os amniotas apresentam queratina no tegumento, impermeabilizando a pele. Os amniotas, por meio de escamas, pelos ou penas, eles se adaptaram a ambientes mais secos. Os anfíbios fazem respiração cutânea, então a pele não é preparada para ambientes mais secos.
A excreção é um meio de economizar água e evitar menos compostos tóxicos no corpo e os animais terrestres se adaptaram a excretar ureia e ácido úrico, que são menos tóxicos e economizam água.

Reprodução:  A fecundação interna foi uma adaptação importante à vida no ambiente terrestre, independente da água, na qual os gametas (óvulos e espermatozoides) ficam protegidos das influências do meio externo. As fêmeas são geralmente ovíparas, isto é, quando fecundadas põem ovos e os embriões se desenvolvem dentro deles, portanto fora do corpo materno.
Ovos grandes, bem equipados e enterrados confere mais sobrevivência.

 Alimentação: A maioria dos répteis são carnívoros, sendo que alguns lagartos e os jabutis são herbívoros, a Maioria repõe dentes quando perdidos e as Tartarugas tem bico córneo.

Respiração: Os Amniotas tem os pulmões bem desenvolvidos, expandidos através de movimentos. Todo órgão respiratório precisa ser úmido (facilita trocas gasosas) vascularizado (transporte de gases) e fino (oxigênio e gás carbônico entram e saem por difusão).

4. (1,5) As aves representam um importante grupo de vertebrados. Seu sucesso está em parte ligado ao fato de serem voadoras. Explique detalhadamente as características que possibilitaram a conquista do ambiente aéreo em relação aos seguintes aspectos: músculos, esqueleto, alimentação, respiração, excreção e circulação.

RESPOSTA:

As características que possibilitaram a conquista do ambiente aéreo foram:

Músculos: Para maior agilidade destes animais, assim como nos mamíferos, os músculos dos membros são aumentados. Os músculos peitorais das aves são responsáveis pelo movimento da asa durante o voo e se inserem na quilha.
Como as pernas e patas não possuem penas, elas possuem poucos músculos para evitar a perda de calor e garantir uma forma mais aerodinâmica.

 Esqueleto: Outra adaptação das aves para o voo é a estrutura esquelética. Dotadas de ossos finos, leves e não maciços (que ajudam na redução do peso), as aves apresentam ossos pneumáticos que se unem a sacos aéreos (bolsas que saem dos pulmões), com a função de diminuir a densidade do animal, facilitando o voo e a natação (no caso de aves que mergulham).

Alimentação: A alimentação das aves é bem variada. Algumas espécies são carnívoras (urubu, gavião, águia), porém a maioria das aves se alimenta de frutos, grãos e sementes. Já os pinguins, por exemplo, possuem alimentação baseada no consumo de peixes. Ao serem engolidos os alimentos passam pela faringe, pelo esôfago e vão para o papo, cuja função é armazenar e amolecer os alimentos. Daí eles vão para o pro ventrículo, que é o estômago químico das aves, onde sofrem a ação de sucos digestivos e começam a serem digeridos. Passam então para a moela (estômago mecânico) que tem paredes grossas e musculosas, onde os alimentos são triturados. Finalmente atingem o intestino, onde as substâncias nutritivas são absorvidas pelo organismo. Os restos não aproveitados transformam-se em fezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (297.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com