TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS DE ESTERILIZAÇÃO

Trabalho Universitário: PRÁTICAS DE ESTERILIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2014  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

ESTERILIZAÇÃO

PRÁTICAS DE ESTERILIZAÇÃO

As áreas de processamento de material devem ser divididas em três áreas: descontaminação, acondicionamento e esterilização/armazenamento. Ao menos a área de desinfecção deve ser separada das outras duas por barreiras físicas, sendo aí que o material será recebido, separado e descontaminado. Temperatura controlada (65 a 72°C) e em local isolado. O funcionamento do equipamento de esterilização pode ser monitorizado por fatores biológicos. Os artigos que levantarem suspeita devem obrigatoriamente ser considerados não estéreis.

CRITÉRIOS PARA SISTEMAS DE ESTERILIZAÇÃO

Os critérios para sistemas de esterilização são o uso de baixas temperaturas (-60°), ser compatível com diferentes materiais, ser um método rápido, ser não tóxico para quem o manuseia, ser seguro aos materiais a serem esterilizados e ao meio ambiente, não deixar resíduos no artigo, manter atividade frente a resíduos orgânicos, diminuir a margem de erro humano, ser de fácil manuseio, uso único de esterilizante, evitando ser esta uma fonte de contaminação cruzada, ser de baixo custo.

Métodos de esterilização

• Esterilização por vapor: Vapor quente sob pressão é o método mais usado para esterilização, não tóxico, de baixo custo e esporicida. O calor úmido destrói os microorganismos por coagulação e desnaturação irreversíveis de suas enzimas e proteínas estruturais, processo realizado em autoclaves. A efetividade do processo depende da concentração do gás, da temperatura, da umidade e do tempo de exposição.

• Esterilização por calor seco: Reservado a materiais sensíveis ao calor úmido, tem vantagens na capacidade de penetração do calor e na não corrosão dos metais e dos instrumentos cortantes, sendo porém método que exige tempo de exposição, por oxidação dos componentes celulares.

• Radiação ionizante:Método usado para tecidos destinados a transplantes, drogas, etc. Para outros artigos, perde para o óxido de etileno, justamente devido a seu custo.

• Químicos líquidos: São recomendadas somente para aqueles materiais que não podem ser esterilizados por calor ou óxido de etileno.

• Filtração: É usada para remover bactérias de fluidos farmacêuticos termolábeis que não podem ser esterilizados de outra forma.

• Ondas curtas: Eficaz para inativar culturas bacterianas, vírus e alguns esporos bacterianos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com