TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS DE GESTÃO, COMUNICAÇÕES E SISTEMA DE INFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL EM UMA REDE DE SUPERMERCADOS

Por:   •  10/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.831 Palavras (12 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 12

UNIP INTERATIVA – UNIVERSIDADE PAULISTA

PROJETO DE PESQUISA MULTIDISCIPLINAR-PIM I

CURSO  TECNOLÓGO EM GESTÃO AMBIENTAL

UEQUERLAN RIBEIRO HILÁRIO

PRÁTICAS DE GESTÃO, COMUNICAÇÕES E SISTEMA DE INFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL EM UMA REDE DE SUPERMERCADOS.

BAGÉ/RS

2017

UEQUERLAN RIBEIRO HILÁRIO

PRÁTICAS DE GESTÃO, COMUNICAÇÕES E SISTEMA DE INFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL EM UMA REDE DE SUPERMERCADOS.

[pic 1]

BAGÉ/RS

2017

RESUMO

O presente trabalho tem como linha de pesquisa as disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. Serão apresentados embasamentos teóricos de autores a respeito dos temas estudados e relacioná-los as práticas realizadas na rede de supermercados.  Os objetivos do trabalho foram descrever as práticas administrativas da empresa, seu sistema de comunicação e as técnicas de informática que são utilizadas pela mesma. Numa organização a comunicação é uma ferramenta fundamental para a obtenção de sucesso nos negócios Para execução desta pesquisa os dados foram tratados de maneira qualitativa aplicando uma entrevista que será utilizada para analisar e interpretar os pontos sugeridos, de caráter exploratório e descritivo, utilizando um estudo de caso para fundamentar os temas abordados. A análise dos dados foi realizada mediante textos explicativos. A partir dessa pesquisa percebeu-se que as práticas adotadas na empresa são favoráveis.

Palavras-Chave: Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial, Técnicas de Informática.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇAO        5

2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO        7

2.1 Histórico da empresa        7

2.2 Administração da empresa        7

3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL        10

3.1 O Sistema de comunicação da empresa        11

4.TÉCNICAS DE INFORMÁTICA        13

5. CONCLUSÃO        14

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15


  1. INTRODUÇAO

As empresas ao longo do tempo vêm investindo em inovação em gestão prinicipamente nas áreas de comunicação e tecnologia da informação. Os processos de comunicação sempre estiveram presentes na evolução das estratégias empresariais e na própria evolução das organizações. Por uma questão  de adaptação à realidade em que vivemos e principalmente por questão de agilidade e eficiência, já que as escolhas de gestão empresarial tornaram-se  base da sobrevivência das empresas.

        Este trabalho de pesquisa, PIM I (Projeto Integrado Multidisciplinar) buscou abranger as disciplinas de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática que serviram como base para desenvolvê-lo em uma empresa na cidade de Bagé/RS.

A escolha foi por uma empresa de grande porte, um dos principais grupos empresariais do Rio Grande do Sul. Está presente em 8 municípios: Bagé, Dom Pedrito, Candiota, Caçapava do Sul, Canguçu, Pelotas, Alegrete e Santa Maria, totalizando 21 lojas. A empresa tem gestão familiar e atua nos segmentos de supermercados, padaria e vitivinicultura. Inicialmente com o ramo de padaria, em seguida investiu no ramos de supermercados expandindo seus negócios com uma rede postos de combustíveis e distribuidora de bebidas. Possuindo uma marca reconhecida, forte e clientes fiéis. Suas práticas de Gestão demonstram uma empresa muito bem estruturada que valoriza sua equipe.

Desta forma, a empresa emprega um método de Gestão centrada em objetivos e metas, método clássico. Sua comunicação empresarial se dá através do Endomarketing e Marketing externo. Pode-se definir endomarketing como o conjunto de ações focadas no público interno e que tem como objetivo maior conscientizar funcionários e chefias para a importância do atendimento de excelência ao cliente.

A presente pesquisa caracteriza-se com sendo de caráter descritivo exploratório, através de um estudo de caso. O método do Estudo de Caso é considerado um tipo de análise qualitativa (GOODE, 1969).

De acordo com Cervo e Bervian (2002), o estudo exploratório, designado por alguns autores como pesquisa quase cientifica ou não cientifica é, normalmente, o passo inicial no processo da pesquisa pela experiência é um auxilio que trás a formulação de hipóteses significativas para posteriores pesquisas. A pesquisa exploratória é muito utilizada para realizar um estudo preliminar do principal objetivo da pesquisa que será realizada, ou seja, familiarizar-se com o fenômeno que está sendo investigado, de modo que a pesquisa subsequente possa ser concebida com uma maior compreensão e precisão. A pesquisa exploratória, que pode ser realizada através de diversas técnicas, geralmente com uma pequena amostra, permite ao pesquisador definir o seu problema de pesquisa e formular a sua hipótese com mais precisão

Para Oliveira (2002), o estudo descritivo possibilita o desenvolvimento de um nível de análise em que se permite identificar as diferentes formas dos fenômenos, sua ordenação e classificação. A abordagem qualitativa dentre vários objetivos é utilizada para: analisar a interação de certas variáveis, compreender e classificar processos dinâmicos experimentados por grupos sociais, apresentar contribuições no processo de mudança, a criação ou formação de opiniões de determinado grupo e permite, em maior grau de profundidade, a interpretação das particularidades dos comportamentos ou atitudes dos indivíduos. (OLIVEIRA, 1999, P.117).

      O estudo de caso conta com muitas das técnicas utilizadas pelas pesquisas. Para este estudo foi escolhida a entrevista para obtenção de dados.


2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A concepção de uma empresa, seja ela grande ou pequena, com ou sem fins lucrativos, não se torna possível sem a adoção de uma série de princípios administrativos.

"Administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar o trabalho dos membros da organização, e de usar todos os recursos disponíveis da organização para alcançar objetivos estabelecidos" (Stoner & Freeman, 1999).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (162.5 Kb)   docx (465.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com