TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÊMIO NOBEL DE FISIOLOGIA OU MEDICINA

Por:   •  22/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA ESTADUAL 6 DE JUNHO

PRÊMIO NOBEL DE FISIOLOGIA OU MEDICINA / PREMIADO/a (1904)                        IVAN PAVLOV

ATHOS DANIEL DE SOUZA DIOGO

ANA CLARA SERATTO

ANA KAROLLYNE FERREIRA

LORENZO MARTINS BERNADES LIMA

JUAN PABLO

AUGUSTO DE SOUZA

UBERLÂNDIA 2018

Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina / Premiado/a (1904)                        Ivan Pavlov

Introdução        

Ivan Pavlov (1849-1936) nasceu na pequena cidade de Ryazan, localizada na Rússia central, no dia 14 de setembro. Foi fisiologista e foi médico na Rússia. Gerou a "Teoria dos Reflexos Condicionados". Ganhador do Premio Nobel em 1904, por seus trabalhos sobre a relação do sistema nervoso com o sistema digestivo. Relação do sistema nervoso com o sistema digestivo.

Teoria do Reflexo Condicionado

No entanto, Ivan Pavlov veio a entrar para a história por sua pesquisa em um campo que se apresentou a ele quase que por acaso: o papel do condicionamento na psicologia do comportamento (reflexo condicionado). Na década de 1920, ao estudar a produção de saliva em cães que expostos a diversos tipos de estímulos palatares, Pavlov percebeu que com o tempo a salivação passava a ocorrer diante de situações e estímulos que anteriormente não causavam tal comportamento (como por exemplo, o som dos passos de seu assistente ou a apresentação da tigela de alimento). Curioso, realizou experimentos em situações controladas de laboratório e, com base nessas observações, teorizou e enunciou o mecanismo do condicionamento clássico.

Base da Teoria

A idéia básica do condicionamento clássico tem a consistência em algumas respostas comportamentais são reflexos incondicionados, ou seja, são inatas em vez de aprendidas, enquanto que outras são reflexos condicionados, aprendidos através do emparelhamento com situações agradáveis ou aversivas simultâneas ou imediatamente posteriores. Através da repetição consistente desses emparelhamentos é possível criar ou remover respostas fisiológicas e psicológicas em seres humanos e animais. Essa descoberta abriu caminho para o desenvolvimento da reflexologia e psicologia comportamental e mostrou ter ampla aplicação prática, inclusive no tratamento de fobias e nos anúncios publicitários entre outras aplicações da medicina e ciências cognitivas.

Relação Sistema Nervos e Digestório

Pavlov estabeleceu a comunicação que existe entre o sistema digestivo e o nervoso. Definiu que o sistema nervoso controlava todas as funções do corpo. Usou os cachorros em suas experiências. Decorrente as pesquisas observou que a boca do Cão salivava também quando via o alimento e não apenas quando era alimentado.

[pic 1]Experiências

Os cientistas tinham convicção de que a saliva fosse uma reação puramente fisiológica, mas Pavlov, através de seu famoso experimento mudou esse conceito. Colocou um cachorro em um pequeno local vazio. Tocava uma campaninha ao mesmo tempo em que mostrava a comida ao animal. A saliva surgia de imediato. Repetia esse processo diversas vezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (145.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com