TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pele E Anexos

Exames: Pele E Anexos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.816 Palavras (8 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 8

Estratos

Características

Epiderme

É a porção mais externa que recobre a superfície do corpo. É diferenciada em pele fina e pele espessa ( a pele espessa e encontrada na palma da mãos e na planta dos pés; a pele fina protege todo o resto do corpo). Seu epitélio é do tipo estratificado pavimentoso queratinizado e auto-regenerativo, cujas células mais abundantes são os queratinócitos. Outros tipos celulares presentes são os melanócitos, as células de langerhans e as células de merkes.

Tipos celulares

Descrição

Camada Basal

Células primaticas ou cuboides, basilar. E por duas células, os melanócitos originarias das cristas neurais do embrião, invadindo a pele entre a 12º e 14º semanas de vida uterina. São os produtoras do pigmento melanina.

É a camada mais profunda e assim denominada porque gera novas células e apresenta intensa atividade mitótica. É responsável pela constante renovação da epiderme, fornecendo células para substituir aquelas que são perdidas na camada córnea.

Camada Espinhosa

Queratinócitos poliedricos que por sua característica físicas indicam uma síntise proteíca. Elas estão sintetizando intensamente proteina fibrilares que se organizam em filamentos intermediarias de citoqueratinas as quais se organizam em filamentos *tonofibrilas. São estas tonofibrilas que se aderem aos numerosos denossomos que formam as fortes contatos entre queratinocitos adjacentes. E por conta destas pontes intercelulares o nome de estrato espinhoso.

Ás células dessa camada possuem um aspecto espinhoso, responsável pela denominação dessa camada. Suas células têm importante função na manutenção da coesão das células da epiderme e, consequentemente, na resistência ao atrito.

Camada Granulosa

Possui de 3 a 5 fileiras de células poligonais achatadas, núcleo central e citoplasma carregada de grânulos basófilos, conhecidos como grânulos queratina-hialina. Estes contém uma proteina rica em histidina fosforilada e também proteinas contendo cistinas.

o citoplasma das células desta camada caracteriza-se por conter grânulos de querato-hialina que parecem estar associados como fenômeno de queratiização dos epitélios.

Camada Lúcida

Células achatadas, eosinófilas e translúcidas. Presentes no citoplasma, filamentos de queratina, compactos e envolvidos por material elétron-denso.

É constituida por várias camadas de células, achatadas e intimamante ligadas, das quais a maioria apresenta limites indistintos e perde todas as suas inclusções citoplasmáticas, exceto as fibrilas de queratina e algumas gotículas de eleidina.

Camada Córnea

Células achatadas mortas e anucleadas. Citoplasma apresenta-se com queratina. Os tonofilamentos se aglutinam juntamente com a matriz formada pelos grânulos de querato-hialina.

É a camada mais superficial da epiderme. Consiste de vários planos de células mortas e intimamamente ligadas. A partir do momento em que seu citoplasma for substituído por uma proteína fibrosa denominada queratina, estas células mortas são referidas como corneificadas.

Queratinócito

Os queratinócitos, também conhecidos como ceratinócitos, são células diferenciadas que compõem o tecido epielial invaginações da epiderme para a derme, como é o caso das unhas e cabelos, responsáveis pela produção de queratina.

Melanócitos

O melanócito é uma célula dendrítica, especializada na produção de melanina, um pigmento de coloração marrom-escura. Estas células encontram-se na junção da derme com a epiderme ou entre os queratinócitos da camada basal da epiderme, além de estarem presentes também na retina.

Células de Langerhans

São originárias da medula óssea. São células dendríticas abundantes na epiderme, contendo grandes grânulos chamados grânulos de Birbeck. Elas estão normalmente presente em linfonodos, podendo ser encontradas em outros órgãos na condição de histiocitose. Participam de reações imunológicas. São células móveis e dendríticas responsáveis pela imunovigilância cutânea. Têm a função de captar, processar e apresentar os antígenos aos linfócitos T.

Células de Merkel

As células de Merkel localizam-se no epitélio bucal e na camada basal da epiderme, (o local mais profundo da epiderme, onde estão ligadas a terminais nervosos). Ao contrário do melanócito e da célula de Langerhans,esta não é uma célula dentrítica, possuindo tonofilamentos deceratina e desmossomos ocasionais que a ligam às células adjacentes. Estas células apresentam uma funçao sensorial. Através das células de Merkel e das terminações nervosas livres presentes na epiderme e também de vários tipos de terminações nervosas sensitivas presentes na derme, a pele recebe informações do meio ambiente e as envia para o sistema nervoso central.

Derme

Características

É um tecido conjuntivo apoiada a epiderme, que tem função unir a pele ao subcutâneo. Esta camada apresenta espessura que varia de acordo com a região atingindo no máximo, 3mm na planta do pé. Possui um superficie externa irregular, denomidas papilas dermicas. As papilas aumentam a área de contato entre estas duas camadas da pele, reforçando a união entre ambas.

Tipo de tecido

Funções

Camada Papilar

Tecido conjuntivo frouxo que da origem as papilas dérmicas. Presença de fibrilas especiais de colágeno. Faz a junção dermo-epidermica

Estão presentes nesta camada, fibrilas especiais de colágeno, inserindo-se na membrana basal d eum lado, e de outro, penetram profundamente na derme (junção dermo-epidermica). Estas ajudam na fixação da derme a epiderme, além de facilitar a nutrição das células da epiderme, pelos vasos sanguineos presentes na camada reicularda derme. Também responável pela elasticidade da pele.

Camada Reticular

Tecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com