TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Permeabilidade Da MEmbrana

Artigos Científicos: Permeabilidade Da MEmbrana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  1.196 Visualizações

Página 1 de 4

As hemácias são células anucleadas constituídas apenas por membrana plasmática e citoplasma. As funções primordiais dos glóbulos vermelhos são a de transportar oxigênio dos pulmões aos tecidos, mantendo a perfusão tissular adequada, e transportar CO2 dos tecidos aos pulmões.

A hemoglobina, que constitui 95% das proteínas das hemácias é a responsável por estas funções.

As propriedades de permeabilidade da membrana da hemácia, bem como o transporte ativo de células, são cruciais para evitar a hemólise coloidosmótica e controlar o volume da hemácia.

Hemólise é a ruptura ou lise das membranas das hemácias e pode ser produzida por alterações da membrana celular, por ação de deteminado agente medicamentoso, pela presença de hemoglobina anormais, entre outros.

Os glóbulos vermelhos humanos encontram-se em equilíbrio no plasma. Isto significa que o volume das hemácias é razoavelmente constante no decorrer do tempo. No entanto, transferindo-se hemácias para soluções de osmolaridade diferente do plasma,

este equilíbrio pode ser perturbado a as hemácias poderão sofrer variações de volume.

Soluções que apresentam concentração muito semelhantes aos líquidos corporais são chamadas de isotônicas. Soluções mais concentradas do que os líquidos corporais, por exemplo, são denominadas de hipertônicas e as menos concentradas são denominadas de hipotônicas.

Osmose é o movimento de difusão das moléculas de água do meio hipotônico (? solvente, ? soluto, pressão osmótica ?) para o meio hipertônico (?solvente, ? soluto, pressão osmótica ?),

através de uma membrana semipermeável. Esse movimento tende ao equilíbrio de concentração entre os meios, tornando-os isotônicos.

Nas células de hemácias, imersa em solução hipertônica se comparada à concentração do citoplasma, perderá água por osmose e murchará, sendo chamada neste estado de hemácia crenada.

Se a mesma for colocada em solução hipotônica, terá seu volume acrescido devido à absorção de água. À medida que a pressão osmótica no interior da célula aumenta, pressiona a membrana plasmática, que possui um limite de elasticidade.

Caso esse limite seja ultrapassado, a membrana se arrebentará causando a lise (quebra) da célula. Nas hemácias, essa situação é denominada de hemólise.

È importante lembrar que a permeabilidade seletiva da membrana plasmática, auxilia na regulação da concentração interna da célula.

---------------------------------objetico---------------------------------

O objetivo dessa aula praica da matéria de tecnicas de laboratório foi analizar, verificar e observar os diferentes comportamentos da celas de hemacias em soluções de diferentes concentraçoes de NaCl

---------------------------------materiais e metodos---------------------------------

Materiais:

soluções de Nacl 0,45%; NaCl 0,9%; NaCl1,5%; NaCl 3% e H2O destilada.

8Ml de Sangue

seringa de 10ml e agulha 30x8

centrifuga,

8 tubos

pipetas

A prática se iniciou pela coleta de sangue venoso de um voluntario do nosso grupo, Em seguida, transfere-se o sangue lentamente pela parede de dois tubo roxo contendo anticoagulante específico para evitar a coagulação.

O sangue colhido com anticoagulante deve ser cuidadosamente homogeneizado por inversão de 5 a 8 vezes para evitar hemólise e a coagulação do sangue. Esse tudo. ja com o Sangue, vai para a centrifuga por 10 minutos a 1500 rpm (rotação por minuto)

Com auxílio de uma pipeta, coleta-se o plasma do sangue (sobrenadante). Adiciona-se uma solução de NaCl 0,9% até a marca do tubo e volta a centrifuga por mais 10 minutos a !%)) rpm.

Descarte o sobrenadante e adicione cerca de 0,5ml do precipitado (papa de hemacias) em cada tubo de ensaio.

Com os tudos ja com aa papa de hemacias, adicina em tubos individuais cerca de 2ml das seguintes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com