TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Membrana PLasnatica

Dissertações: Membrana PLasnatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 2

Membrana Plasmática

Composição:

Açucares proteínas e lipídios

Proteínas de membrana:

Existem duas populações principais de proteínas de membrana:

São elas, proteínas integrais e as proteínas periféricas.

As proteínas integrais penetram no núcleo hidrofóbico da dupla camada de fosfolipídios. Atravessam a membrana plasmática. Portanto, consistem em uma série de aminoácidos hidrofóbicos, normalmente formando estruturas do tipo α-hélices. (ou seja, elas entram em contato intra e extracelular).

As proteínas periféricas não estão inseridas na camada de fosfolipídios; elas encontram-se fracamente associadas à superfície da membrana. Frequentemente estão associadas às proteínas integrais. (ou seja, elas se encontram somente na parte extracelular).

Transporte ativo: é o transporte de substancias do meio externo da célula para o meio interno através da utilização de ATP (ou seja, utilização de energia produzida pela célula).

Transporte passivo: é o transporte de substancias do meio externo da célula para o meio interno através da utilização de energia cinético das moléculas que serão absorvidas pela célula (ou seja, não utilizará energia produzida pela célula a ATP) e sim a energia do sistema.

Íons: são átomos ou moléculas que ganharam ou perderam um ou mais elétrons.

Composição Química da célula:

São classificadas de duas formas, são elas:

Substancias orgânicas:

Lipídios, carboidratos, proteínas e vitaminas.

Substancias inorgânicas:

Sais minerais e água.

Actualmente, são os turistas quem mais utilizam os mapas nas suas viagens aos locais que desconhecem.

Mas será que a função do mapa é somente para servir de guia turístico? Obviamente que não.

Um mapa é o plano onde se descrevem os fenómenos naturais e da humanidade. Esses fenómenos são representados por sinais específicos, de acordo com os princípios da cartografia. Os mapas modernos são directos, sintéticos e precisos. Através deles, pode-se ter uma imagem geral sobre uma configuração geográfica e obter-se dados matemáticos.

A origem do mapa remonta a 4500 anos. Os desenhos traçados em diferentes materiais sobre fenómenos ambientais são registos de primordial importância para a humanidade. Os materiais utilizados na concepção dos mapas são a cerâmica, o papel, o bronze, as cascas de côco, a pedra, a pele dos animais, etc. O mapa mais antigo do mundo foi elaborado num pedaço de cerâmica produzido pelos babilónios entre os Séculos XXV e XXIII A.C.

Diz-se que foram inscritos desenhos de montanhas e água, árvores e plantas, aves e animais na superfície dos nove trípodes fundidos durante a Dinastia Xia (entre os Séculos XXI e XVI A.C.. Embora este facto não esteja provado, estamos convictos de que durante a Dinastia Xia ou ainda mais cedo, já tinham

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com