TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perspequitiva Nas Artes Visuais

Dissertações: Perspequitiva Nas Artes Visuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/12/2014  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

Perspectiva nas artes visuais

A perspectiva é um método de representação dos objetos, dos ambientes e das paisagens de modo a se aproximar mais da realidade.Em muitos casos, é mais importante perceber a forma de um objeto do que as suas dimensões, que são: largura, altura e profundidade.

Vamos supor que você queira desenhar uma máquina de lavar roupa. Certamen-te, usara uma folha de papel que possui duas dimensões (largura e altura). A folha de papel possui uma pe¬quena espessura, que não é considerada uma grandeza,(veja figura 1).

A perspectiva consiste em desenhar em um papel de duas dimensões um objeto de três di-mensões.

Regras da perspectiva

Perspectiva é, portanto, a arte que nos ensina a desenhar, isto é, a representar um objeto visto de um ponto determinado do espaço: o ponto de vista, (veja figura 2). A posição dos olhos do observador é chamada de ponto de vista e se considera colocada a cerca de 160 cm do solo. De perfil, o solo é representado pela linha de terra. Linha de terra, ou traço do quadrado, é a base inferior deste e a intersecção do quadro com a parte geometrica (Observeafigura2). Para a execução da perspectiva, imagina-se que entre o objeto observado e os olhos do obser¬vador tenha sido interposto um plano transparente: o plano perspectivo (fig. 2).

Plano perspectivo é aquele a partir do qual se imagina o desenho do objeto ob-servado.Dos olhos do observador se imagina que saia uma série de raios visuais, que alcançam o plano perspectivo: em particular, um raio alcança perpendicularmente o plano no ponto P, o ponto principal (fig.2). Ponto principal é a projeção ortogonal do ponto de vista sobre o quadro, paralela à linha de terra. Os feixes de luz saem dos olhos de forma cônica.Regra importante: Na perspectiva, todas as linhas verticais das imagens conservam-se tantas quantas são no desenho. As linhas horizontais convergem para o ponto de fuga ou ponto P (Veja figura 3).

Ponto de fuga é aquele situado sobre a linha do horizonte. Para ele convergem em perspectiva todas as paralelas, com exceção das linha horizontais de frente.Para se achar o ponto de fuga na linha do horizonte,faz-se necessário que a mesma seja colo¬cada na altura dos olhos do observador: aí se encontra a linha do horizonte. Linha do horizonte (fig. 3) é aquela formada pelo encontro de um plano horizontal que passa a altura PV com o plano vertical sobre o qual se projeta a imagem .

Perspectiva angular

Neste tipo de perspectiva, o observador se põe na posição lateral em relação ao objeto, a uma construção ou a um ambiente.Ela apresenta dois pontos de fuga, à direita e à esquerda. Através desses pontos convergem todas as linhas do desenho, com exceção das perpendiculares ao plano horizontal PH e à LT.Um objeto ou um edifício podem ser observados de baixo (perspectiva da rã) ou do alto (pers¬pectiva do vôo do pássaro). Para melhor entender certas regras de perspectiva angular, vamos ver alguns exemplos.

Perspectiva angular da rã

Neste caso, a perspectiva é vista de baixo para cima.Observe o exemplo, acompanhando a figura 4.Esse desenho se encontra na altura dos olhos do observador e da objetiva da máquina foto¬gráfica. Trata-se, neste

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com