TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Ald

Exames: Pesquisa Ald. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  329 Palavras (2 Páginas)  •  820 Visualizações

Página 1 de 2

A Pesquisa

A pesquisa sempre parte de um problema, de urna interrogação (na questão aqui apresentada, a doença congênita de ALD) uma situação para a qual o repertório de conhecimento disponível não gera resposta adequada. Para solucionar esse problema são levantadas hipóteses que podem ser confirmadas ou refutadas pela pesquisa. Portanto, toda pesquisa baseia-se em uma teoria que serve como ponto de partida para a investigação.

Em relação a esses aspectos de metodologia de pesquisa científica aqui apresentada pelos personagens do filme “O Óleo de Lorenzo”, pode-se deduzir é que ela está relacionada em diversos aspectos com essa necessidade de ir além da abordagem teórica científica empregada na época.

O Saber científico

Assim, através da persistência e a incansável busca dos Odones por respostas que preenchessem as lacunas em torno da doença que vitimava seu filho Lorenzo, tivemos uma verdadeira pesquisa de caráter científico (biológica e medicinal no caso), ou seja, suas buscas no princípio, proveniente apenas da curiosidade de entender o que se passava com seu filho, despertaram uma necessidade do uso do saber científico por parte de alguém totalmente alheio a tais métodos, pois a síndrome que se manifesta em Lorenzo (ALD) e degenerativa a qual se caracteriza pelo acúmulo de ácidos graxos saturados de cadeia longa (principalmente ácidos com 24 e 26 carbonos) na maioria das células do organismo afetado, mas principalmente nas células do cérebro, levando à destruição da bainha de mielina, que protege determinados neurônios. Sem a mielina, estes neurônios perdem a capacidade de transmitir corretamente os estímulos nervosos que fazem o cérebro funcionar normalmente e aí surgem os sintomas neurológicos da doença.

Por que pesquisar?

Portanto, sendo esta uma doença nova, que lhe interessará delimitar cientificamente as suas origens, conceitos, mecanismo de ação, etc. Para isso os pais do menino empregam técnicas de pesquisa bioquímica e da medicina, que objetivara estudar o funcionamento e arazão da lógica dessa moléstia sem o conhecer de sua história.

A pesquisa científica hoje

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com