TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluiçao Atmosferica

Artigo: Poluiçao Atmosferica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  5.777 Palavras (24 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 24

A POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As principais causas desse fenômeno são a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias (siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, etc.) e a queima de carvão e petróleo em usinas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico.

O ar poluído penetra nos pulmões, ocasionando o aparecimento de várias doenças, em especial do aparelho respiratório, como a bronquite crônica, a asma e até o câncer pulmonar. Esses efeitos são reforçados ainda pelo consumo de cigarros.

Outra importante conseqüência da poluição atmosférica é o surgimento e a expansão de um buraco na camada de ozônio, que se localiza na atmosfera – camada atmosférica situada entre 20 e 80 Km de altitude.

O ozônio é um gás que filtra os raios ultravioleta do Sol. Se esses raios chegassem à superfície terrestre com mais intensidade provocariam queimaduras na pele, que poderiam até causar câncer, e destruiriam as folhas das árvores. O gás CFC – clorofluorcarbono -, contido em sprays de desodorantes ou inseticidas, parece ser o grande responsável pela destruição da camada de ozônio. Por sorte, esses danos foram causados na parte da atmosfera situada acima da Antártida. Nos últimos anos esse buraco na camada de ozônio tem se expandido constantemente.

Poluentes Atmosféricos

Na tabela seguinte listam-se os principais poluentes atmosféricos:

Poluente Fontes Processos Efeito

Óxidos de Enxofre (SOx) Antropogénicas Combustão (refinarias, centrais térmicas, veículos diesel)

Processos Industriais Afeta o sistema respiratório

Chuvas ácidas

Danos em materiais

Naturais Vulcanismo

Processos biológicos

Óxidos de Azoto (Nox) Antropogénicas Combustão (veículos e indústria) Afeta o sistema respiratório

Chuvas ácidas

Naturais Emissões da vegetação

Compostos Orgânicos Voláteis (COV) Antropogénicas Refinarias

Petroquímicas

Veículos

Evaporação de combustíveis e solventes Poluição fotoquímica

Incluem compostos tóxicos e carcinogênicos

Monóxido de Carbono (CO) Antropogénicas Combustão (veículos) Reduz a capacidade de transporte de oxigênio no sangue

Naturais Emissões da vegetação

Dióxido de Carbono (CO2) Antropogénicas Combustão Efeito de estufa

Naturais Fogos florestais

Chumbo (Pb) Antropogénicas Gasolina com chumbo

Incineração de resíduos Tóxico acumulativo

Anemia e destruição de tecido cerebral

Partículas Antropogénicas Combustão

Processos industriais

Condensação de outros poluentes

Extração de minerais Alergias respiratórias

Vetor de outros poluentes (metais pesados, compostosorgânicos carcinogénicos)

Naturais Erosão eólica

Vulcanismo

CFC's e Halons Antropogénicas Aerossóis

Sistemas de refrigeração

Espumas, sistemas de combate a incêndios Destruição da camada de ozônio

Contribuição para o efeito de estufa

Efeitos da Poluição Atmosférica

Ao nível da saúde humana a poluição atmosférica afeta o sistema respiratório podendo agravar ou mesmo provocar diversas doenças crônicas tais como a asma, bronquite crônica, infecções nos pulmões, enfisema pulmonar, doenças do coração e cancro do pulmão.

Os poluentes atmosféricos podem afectar a vegetação por duas vias: via direta e via indireta. Os efeitos diretos resultam da destruição de tecidos das folhas das plantas provocados pela deposição seca de SO2, pelas chuvas ácidas ou pelo ozônio, refletindo-se na redução da área fotossintética. Os efeitos indiretos são provocados pela acidificação dos solos com a conseqüente redução de nutrientes e libertação de substâncias prejudiciais às plantas, resultando numa menor produtividade e numa maior susceptibilidade a pragas e doenças.

Os efeitos negativos dos poluentes nos materiais resultam da abrasão, reações químicas diretas ou indiretas, corrosão eletroquímica ou devido à necessidade de aumentar a freqüência das ações de limpeza. As rochas calcáreas são as mais afetadas, nomeadamente pela acidificação das águas da chuva.

Os odores são responsáveis por efeitos psicológicos importantes estando associados, sobretudo, aos locais de deposição e tratamento de resíduos sólidos e a algumas indústrias de que são exemplo as fábricas de pasta de papel.

Fontes Poluidoras

A nível nacional destacam-se, pelas suas emissões, as Unidades Industriais e de Produção de Energia como a geração de energia elétrica, as refinarias, fábricas de pasta de papel, siderurgia, cimenteiras e indústria química e de adubos. A utilização de combustíveis para a produção de energia é responsável pela maior parte das emissões de SOxe CO2 contribuindo, ainda, de forma significativa para as emissões de CO e NOx. O uso de solventes em colas, tintas, produtos de proteção de superfícies, aerossóis, limpeza de metais e lavanderias é responsável pela emissão de quantidades apreciáveis de Compostos Orgânicos Voláteis.

Existem outras fontes poluidoras que, em certas condições, se podem revelar importantes tais como:

• a queima de resíduos urbanos, industriais, agrícolas e florestais, feita muitas vezes, em situações incontroladas. A queima de resíduos de explosivos, resinas, tintas, plásticos, pneus é responsável

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com