TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluiçao Atmosferica

Artigo: Poluiçao Atmosferica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  2.980 Palavras (12 Páginas)  •  1.161 Visualizações

Página 1 de 12

A Poluição Atmosférica

A poluição atmosférica é consequência, em maior parte, da ação humana, no sentido de introduzir produtos químicos e/ou tóxicos no ambiente.

A queima de combustíveis fósseis – e não só ela - propicia a liberação de monóxido de carbono, que corresponde a aproximadamente 45% dos poluentes liberados em grandes metrópoles. Inodoro e incolor, o CO tem capacidade de se ligar à hemoglobina sanguínea, podendo provocar asfixia.

Dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, ácido nítrico, ácido sulfúrico e hidrocarbonetos são outros poluentes que contribuem para esse tipo de poluição. Irritação de mucosas e vias respiratórias, cânceres, alteração da água e solo, corrosões de construções e monumentos, inversão térmica, efeito de estufa e destruição da camada de ozônio são algumas consequências da ação desses. Partículas, como as de sílica e amianto podem ser cancerígenas, além de causar fibroses e enfisemas pulmonares.

Considerando que, em qualquer tipo de ambiente, indivíduos que o constituem possuem relações de dependência, o fim de uma população, por exemplo, pode causar drásticas consequências a toda comunidade. Como, obviamente, nossa espécie é uma delas, não devemos nos esquecer de que podemos ser os principais prejudicados.

Apesar de várias iniciativas governamentais e não governamentais impactos ambientais de diversas magnitudes vêm ocorrendo e podem se agravar em razão desse problema. O velho paradigma de que não há desenvolvimento sem que haja agressões bruscas ao meio ambiente é o principal responsável

Por esta questão.

Há menos de cinco décadas, o discurso dos ambientalistas era tido como exagero ou ponto de vista radical e infundado. Entretanto, é fato que, por exemplo, os teores de gás carbônico na atmosférica aumentam anualmente em torno de 0,5%, a temperatura média da superfície de nosso planeta aumentou cerca de 5° C desde a época da Revolução Industrial e camadas inteiras e gigantescas de gelo das regiões polares são derretidas em velocidade assustadora como consequência da poluição do ar.

A cada ano, os países industrializados geram.

Milhões de toneladas de contaminantes. Os contaminantes mais comuns e amplamente dispersos são o monóxido de carbono, o dióxido de enxofre, os óxidos de nitrogênio, o ozônio, o dióxido de carbono ou as partículas em suspensão. O nível de poluição é medido pela concentração de contaminantes (microgramas por metro quadrado de ar ou, no caso dos gases, o número de moléculas de contaminantes por milhão de moléculas de ar).•.

Desequilíbrio Ambiental

A atividade humana no meio ambiente provoca vários casos de desequilíbrio como a poluição por detritos orgânicos e inorgânicos, que provocam mudanças (químicas, físicas e biológicas) no ambiente. O desequilíbrio acontece pela alteração na quantidade desses elementos na natureza.

A principal forma de poluição do meio ambiente (ar, solo e atmosfera) é devido a: monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), dióxido de enxofre (SO2), eutrofização, pesticidas, metais pesados, petróleo, detergentes e queimadas.

- Monóxido de Carbono: principal poluente nos grandes centros urbanos ocorre normalmente pela queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel), afetando a atividade respiratória dos humanos;

- Dióxido de Carbono: contribui para o efeito estufa e seu aumento na atmosfera também está ligado à queima de combustíveis fósseis;

- Eutrofização: ocorre quando o ambiente aquático é enriquecido com itens de origem orgânica (compostos nitrogenados e fosforados), assim esses nutrientes favorecem a rápida disseminação de micro organismos decompositores que diminuem.

O teor de O2 é bastante reduzido (afetando principalmente os peixes);

- Pesticidas/metais pesados: esses compostos ajudam a diversas explorações do homem (agricultura e extração de minerais) e seu principal problema reside no abuso/mau uso desses compostos, o que acaba poluindo o meio ambiente, sempre que possível devemos substituir o uso desses compostos;

- Petróleo: A exploração de petróleo geralmente ocorre em plataformas em meio ao mar, vários casos de derramamento de petróleo durante seu transporte têm sido relatados, esses casos afetam toda a comunidade biológica das áreas atingidas;

- Detergentes: os detergentes jogados indistintivamentes nas águas causam uma redução da penetração de luz, o que afeta os organismos aquáticos (principalmente as algas e consequentemente os peixes que se alimentam delas);

- Queimadas: Este último item talvez seja um dos mais sérios a ser discutido. Quando surgiu a ideia dos créditos de carbono, o Brasil considerava-se um dos grandes países que seria beneficiado, porém isto não ocorreu, devido as grandes queimadas em nossas matas e cerrados (destroem as boas características do solo, afeta a respiração humana, provoca imigração de toda a fauna…). Este é um dos principais desequilíbrios ambientais do país e com afinco deve ser combatido.

Ciclos Bioquímicos

No meio ambiente ocorre circulação de substâncias essências para a manutenção e reprodução dos seres vivos. A essa circulação se da o nome de ciclo biogeoquímico, que na mais é do que o percurso realizado no meio ambiente por uma.

Dessas substâncias. Por meio dos ciclos biogeoquímicos os elementos químicos e compostos químicos são transferidos entre os organismos e entre diferentes partes do planeta.

Ao longo do ciclo, cada elemento é absorvido e reciclado pelos próprios seres vivos e também pelo ar, água e solo. Mas também pode se acumular por um longo período de tempo em um mesmo lugar.

O ciclo da água é realizado através da energia solar. A luz solar faz a água dos oceanos, lagos, rios e superfícies úmidas do solo evaporar e também provoca a transpiração das folhas e dos corpos de outros seres vivos. As moléculas de água vão da superfície terrestre para a atmosfera, onde, unindo-se a outros compostos moleculares, originam as nuvens. O retorno dessa água para a superfície se dá na forma líquida (chuva) ou na forma sólida (neve, granizo).

Quando essa água que retorna a superfície atinge o chão, uma parte é absorvida pelo solo, onde forma os lençóis freáticos, ou é absorvida pelas plantas. E o restante forma a água de escoamento que se junta às nascentes e às fontes de lençóis freáticos para formar o lagos e os rios que alimentam os oceanos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com