TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Esquema A Seguir Mostra Um gás, Contido Em Um Cilindro, à Pressão Atmosférica Po , Que Ocupa Um Volume Vo, à Temperatura Ambiente To (em Kelvin). O Cilindro Contém Um Pistão, De Massa Desprezível, Que Pode Mover-se Sem Atrito E Que Pode Até, Em

Artigo: O Esquema A Seguir Mostra Um gás, Contido Em Um Cilindro, à Pressão Atmosférica Po , Que Ocupa Um Volume Vo, à Temperatura Ambiente To (em Kelvin). O Cilindro Contém Um Pistão, De Massa Desprezível, Que Pode Mover-se Sem Atrito E Que Pode Até, Em. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  1.927 Visualizações

Página 1 de 3

1) A comunidade científica mundial está atenta a um problema relacionado diretamente ao superaquecimento da superfície terrestre - o efeito estufa, que é conseqüência direta:

a) do uso exagerado de aerossóis que contenham CFC (clorofluorcarbono).

b) da eliminação de SO‚ (dióxido de enxofre) das indústrias químicas.

c) do excesso de nutrientes jogados em rios, fenômeno da eutrofização.

d) do acúmulo de CO‚ (gás carbônico) na atmosfera resultante da combustão.

e) do excesso de água quente no ecossistema local, provocado pelas usinas atômicas.

2) O noticiário da imprensa divulgou, recentemente, que o Brasil é um dos maiores destruidores da camada de ozônio e, para enfrentar este e outros problemas, está sendo criado o Selo Verde - uma marca de qualidade para produtos industrializados.

Boicotando a compra de produtos que contêm substâncias que possam destruir a camada de ozônio, a população poderá evitar a incidência crescente do seguinte fenômeno:

a) chuva ácida

b) efeito estufa

c) desertificação

d) radiação ultravioleta

e) magnificação trófica

3) O processo de industrialização, apesar de proporcionar grandes benefícios à humanidade, traz-lhe conseqüências negativas, como é o caso da poluição do ar.

Com base nisso, indique a opção verdadeira.

a) O monóxido de carbono é um poluente cada vez mais comum na atmosfera das grandes cidades e causa a inversão térmica.

b) O gás carbônico, cada vez mais abundante na atmosfera, provoca o efeito estufa, fenômeno completamente indesejável à natureza.

c) O clorofluorcarbono (CFC) tem provocado alterações na camada de ozônio, tendo como conseqüência o aquecimento da Terra.

d) Óxidos de enxofre e de nitrogênio liberados pela queima de combustíveis fósseis ocasionam potencialização do efeito estufa.

4) Um importante avanço na indústria automobilística refere-se aos dispositivos chamados conversores catalíticos trifásicos. Esse aparelho, que substitui o cano de escape comum, converte cerca de 95% dos gases nocivos em produtos relativamente inofensivos.

No Brasil, as primeiras levas de veículos com esse dispositivo chegaram ao mercado em 92".

(Scarlato e Pontim, "Do Nicho ao Lixo". Atual Edit.)

Esse conversor apresenta um problema a ser resolvido: ele transforma monóxido de carbono (CO), que é altamente tóxico, em dióxido de carbono (CO‚), que, embora seja bem menos tóxico, pode:

a) danificar a camada de ozônio.

b) incentivar a eutrofização.

c) gerar a inversão térmica.

d) intensificar o efeito estufa.

e) estimular a conversão calorífica.

5) São conseqüências previsíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com