TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição Biologica

Casos: Poluição Biologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  3.347 Palavras (14 Páginas)  •  4.591 Visualizações

Página 1 de 14

Poluição Biológica

A Poluição Biológica resulta da presença de microrganismos patogênicos, especialmente na água potável. A água pode ser infectada por organismos patogênicos, existentes nos esgotos. Assim, ela pode conter:

Bactérias- Provocam infecções intestinais epidêmicas e endêmicas.

Vírus- provocam hepatites, infecções nos olhos etc.

Protozoários- Responsáveis pelas amebíases e giardíases, etc.

Vermes- Esquistossomose e outras infestações.

Muitas pessoas preferem, por exemplo, beber a água cristalina de nascentes ou de poços artesianos em lugar de água de torneira que foi convenientemente tratada e distribuída.

Frequentemente, entretanto, a água dos poços e nascentes é contaminada pela proximidade com fossas e lançamento de esgotos. A contaminação se dá por infiltração através do solo, de tal maneira que as partículas em suspensão (causadoras da turbidez) ficam retidas neste, enquanto que as bactérias e vírus, por serem muito menores, atravessam o solo atingindo a água do poço ou da nascente, que embora "cristalina" passará a transmitir doenças.

Doenças Transmitidas através da água:

Diretamente:

*Febre tifoide;

*Cólera;

*Febre paratifoide;

*Disenteria bacilar;

*Amebíase ou disenteria amebiana;

*Hepatite infecciosa;

*Poliomielite.

Indiretamente:

*Esquistossomose;

*Fluorose;

*Malária;

*Febre-amarela;

*Tracoma;

*Perturbações gastrointestinais de etiologia escura;

*Infecções dos olhos, ouvidos,gargantas e nariz.

Principal Causador da Poluição Biológica: O Esgoto

Também chamado dejeto, o esgoto é grande gerador de poluição e de transmissão de doenças. Quando jogado diretamente no meio ambiente, gera odor forte e fétido, além de conter bactérias nocivas, como os coliformes (Escherichia coli, por exemplo), causadoras de enfermidades, o que significa que a água por elas infectada se torna um risco para a saúde. Esgoto é o termo usado para caracterizar os despejos provenientes dos diversos usos da água, como o doméstico, o comercial, o industrial e o agrícola, entre outros. O doméstico representa parcela muito significativa dos chamados esgotos sanitários e provêm, principalmente, de residências e edificações públicas e comerciais.

Apesar de variarem em função dos costumes e condições socioeconômicas das populações, os domésticos têm características bem definidas, pois são resultado dos hábitos higiênicos e das necessidades fisiológicas do ser humano. Compõem-se, basicamente, de águas de banho e de lavagem, urina, fezes, restos de comida, sabão e detergentes. A quantidade produzida varia de 90 a 210 litros/dia/habitante. De modo geral, todo esgoto sanitário possui 99,9% de água e 0,1% de sólidos (70% de sólidos orgânicos, como proteínas, carboidratos e gorduras, e 30% de sólidos inorgânicos, como areia, sais e metais). A água nada mais é do que um meio de transporte das inúmeras substâncias orgânicas e inorgânicas e microrganismos eliminados pelo homem diariamente, sendo os sólidos responsáveis pela deterioração da qualidade da água. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, revelam que no Brasil apenas 49% do esgoto produzido são coletados por meio de redes e destes somente 10% são tratados. As regiões metropolitanas e grandes cidades produzem elevados volumes, que são despejados sem tratamento nos rios, mares, etc., ocasionando o grave problema da poluição das águas. O esgoto contém sólidos suspensos e produtos químicos que afetam o ambiente, como, por exemplo, nitrogênio e fósforo, que, sendo fertilizantes, favorecem o desenvolvimento de algas, cujo crescimento excessivo pode impedir a penetração da luz do sol e sujar a água; o material orgânico que as bactérias do ambiente decompõem necessita de oxigênio, cuja insuficiência na água pode ocasionar a mortandade de peixes; os sólidos suspensos no esgoto tornam a água escura e podem prejudicar a respiração e visão de peixes. O crescimento das algas, a redução do oxigênio e a escuridão destroem a capacidade de um rio ou lago de manter a subsistência de animais e de outras formas de vida Tratamento do Esgoto

A devolução do esgoto ao meio ambiente deverá prever, se necessário, o tratamento de águas residuais seguido do lançamento adequado no corpo receptor que pode ser um rio, um lago ou o mar. Em países subdesenvolvidos, como o Brasil, o lançamento indiscriminado de esgotos domésticos costuma ser um dos maiores problemas ambientais e de saúde pública.

O esgoto pode ser transportado por tubulações diretamente aos rios, lagos, lagunas ou mares ou levado às estações de tratamento, e depois de tratado, devolvido aos cursos de água.

Em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), todos os componentes poluidores são separados da água antes de retornarem ao meio ambiente.

O Esgoto Bruto que chega às Estações passa por diversas etapas de tratamento, são elas:

Gradeamento

Ocorre a remoção de sólidos grosseiros, onde o material de dimensões maiores do que o espaçamento entre as barras é retido. Há grades grosseiras (espaços de 5,0 a 10,0 cm), grades médias (espaços entre 2,0 a 4,0 cm) e grades finas (1,0 a 2,0 cm). As principais finalidades da remoção dos sólidos grosseiros são:

Proteção dos dispositivos de transporte dos esgotos (bombas e tubulações);

Proteção das unidades de tratamento subseqüentes;

Proteção dos corpos receptores

Desarenação

O mecanismo de remoção da areia é o de sedimentação: os grãos de areia, devido às suas maiores dimensões e densidade, vão para o fundo do tanque, enquanto a matéria orgânica, de sedimentação bem mais lenta, permanece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com