TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição recursos hidricos

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.234 Palavras (5 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 5

O nosso planeta é composto de 75% de água, porém a água que utilizamos está disponível apenas 1% para nosso consumo.

A água é o bem mais necessário de consumo humano, ou seja, sem água é impossível existir vida. ‘‘Viver é mesmo perigoso’’ mas ‘‘vivendo perto da água agente é mais feliz’’Guimarães Rosa. É impossível vivermos sem que haja água,quando bebemos nos hidratamos e melhora a qualidade de vida,vamos a praias, rios, córregos e lagoas e nos sentimos mais felizes por desfrutar de tamanha beleza. O trabalho a seguir tem como objetivo mostrar o que é poluição hídrica também conhecida como poluição das águas, quais são as principais fontes de poluição hídrica, quais efeitos decorrentes da poluição hídrica, saúde da população e qualidade ambiental.

Palavra-chave: Poluição, água, saúde, qualidade ambiental.

Segundo o dicionário Aurélio poluição significa contaminação ou deterioração do ambiente com substancia química como lixo, fumo, ruído, etc. Ou seja, tudo aquilo que contamina o meio ambiente, que se caracteriza por qualquer contaminação, poluição ou matéria que causa alteração das águas.

Principais fontes de poluição hídrica

As principais fontes de poluição hídrica são os esgotos domésticos, comerciais, efluentes industriais, lixos residenciais, água contaminada por agrotóxico que vem de algumas plantações que retorna aos rios, córregos, por meio de escoamento, elementos tóxicos vazamentos de óleo, além de diversos resíduos que são lançados nas águas.

Os esgotos domésticos são por matéria orgânica biodegradável, bactérias, vírus, óleos e graxas, detergentes e metais.

(Benetti e Bidone, 1995).

Assim como afirma Benetti o esgoto doméstico, e composto basicamente de fezes humanas e restos de comidas, é rico em nitrogênio, que prejudica nossas águas.

Nos lixos comerciais podemos encontrar solventes orgânicos: provenientes de tintas a óleo, inseticidas e pesticidas, e até mesmo removedores de esmalte para unhas, metais de baterias de automóveis, estas são responsáveis pela contaminação por chumbo, mercúrio e ainda ácido sulfúrico que prejudicam as águas.

Nas plantações o uso de agrotóxicos e fertilizantes, usados de forma excessiva e mal planejada, leva à poluição das águas superficiais de rios, lagos e represas, trazem grandes estragos ambientais, o uso de agrotóxicos comprometem a qualidade da água para abastecimento do uso humano, o solo, os alimentos principalmente quanto à poluição das águas.

Os fertilizantes causam poluição hídrica, porque são solúveis na água e possuem alguns íons como o nitrato, nitrito, amônio, fosfato monoácido e fosfato diácido. Com as chuvas as enxurradas arrastam os produtos químicos para os rios, lagos e represas, e as algas se proliferam, em uma proporção bem acima do normal. E isso acaba dificultando a entrada de luz e a oxigenação da água.

Já a poluição por derramamento de petróleo causado por acidentes com navios, plataformas, vazamento em tanques, onde o petróleo é explorado. Os animais aquáticos são afetados , morrem por asfixia, o óleo se fixa em suas brânquias, impedindo que eles façam as trocas gasosas com o ambiente. Sem peixes no mar e com a água poluída, as pessoas que vivem da pesca também ficam muito prejudicadas.

Todas essas contaminações compromete a qualidade das águas superficiais e subterrâneas. Mas cada uma dela em seu grau que compromete a saúde publica, através da contaminação das águas poluídas podem provocar varias doenças no ser humano como infecções intestinais, epidérmicas, endêmicas, febre, cólera, shigelose, salmonelose, leptospirose;

Além de doenças infecciosas ha alguns impactos ambientais causados pela poluição dos recursos hídricos a escassez de água nos rios, lagos, mares, córrego, cachoeiras, em algumas localidades nível dos rios esta abaixo do normal. O derramamento acidental, de petróleo nos mares por exemplo: matam devesas espécie de animais e chega a ameaçar algumas, de extinção. Algumas aves, por buscar sua alimentação nos mares, também são vitimadas pela poluição.

A economia e o uso dos recursos hídricos devem estar presente na atitude de cada cidadão. As pessoas conscientes devem economizar, pois o desperdício de água doce pode trazer drásticas consequências.

Na visão Marxista nos vivemos do meio ambiente sem água é impossível vivermos, por isso e de suma importância preservarmos os nossos recursos hídricos.

A natureza não gera valor de troca, porém, ela é a fonte do valor de uso, o ser humano vive da natureza significa que a natureza é seu corpo, com o qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com