TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pomadas

Exames: Pomadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  1.561 Visualizações

Página 1 de 4

Os inconvenientes do uso de lanolina estão relacionados à sua cor, ao cheiro desagradável*, persistente e difícil de mascarar, além da possibilidade de provocar alergias e ser pouco manejável, dada sua elevada viscosidade.

A alergia atribuída ao uso de lanolina, pode ser causada pela presença de álcoois graxos livres. Entretanto, a hipersensibilidade é relativa incomum, estimada em torno de 5 casos por milhão. Outra desvantagem da lanolina é a sua tendência a rancificar quando exposta a luz, ar ou umidade por longos períodos.

A lanolina pode ser esterilizada por calor seco a 150oC durante 1 hora.

Concentração usual: Na pomada simples, a lanolina é empregada na concentração de 30%.

Incompatibilidades: A lanolina pode conter alguns pró-oxidantes que podem afetar a estabilidade de determinados fármacos.

É conveniente a adição do BHT (antioxidante) na concentração de 0,02% na pomada de lanovaselina.

Conservação e armazenamento: armazer em recipientes hermeticamente fechados, protegido da luz, em local fresco, seco em uma temperatura inferior a 25oC.

* A lanolina quando utilizada em concentrações de 5 a 25% como constituinte de outras bases, tem o seu odor não é objetável.

A elasticidade da pele aumenta após a aplicação da pomada de Lano-vaselina, fornecendo maior hidratação mantendo água à disposição da pele. Também pode ser comparada ao sebo natural da pele, e sua aplicação protege e repõe os lipídes perdidos com as agressões diárias por sabões e detergentes. O uso de Lanovaselina faz com que haja uma suavização do relevo da pele e a diminuição da perda trans epidérmica de água. Os inconvenientes do uso de lanolina estão relacionados à sua cor, ao cheiro desagradável, persistente e difícil de mascarar, além da possibilidade de provocar alergias e ser pouco manejável, dada sua elevada viscosidade. Outra desvantagem da lanolina é a sua tendência a rancificar quando exposta a luz, ar ou umidade por longos períodos. A lanolina pode conter alguns pró-oxidantes que podem afetar a estabilidade de determinados fármacos.

Lanolina é um produto natural obtido a partir da cera de lã bruta. É utilizada como emoliente. Quando adicionada em pomadas, otimiza a penetração cutânea, facilitando a absorção de fármacos. A lanolina é miscível com vaselina, sendo sempre recomendada quando se deseja incorporar produtos hidrófilos em vaselina ou na preparação de pomada não oclusiva. A pomada de lano-vaselina tem sua utilização como base para pomadas farmacológicas e também pode ser usada sem a adição de princípios ativos para cuidados dermatológicos como assaduras de bebês, cicatrização de pequenas cirurgias, feridas em diabéticos, peles ressecadas, eczemas, fissuras anais entre outros.

Lanolina é um produto natural obtido a partir da cera de lã bruta. É utilizada como emoliente. Quando adicionada em pomadas, otimiza a penetração cutânea, facilitando a absorção de fármacos. A lanolina é miscível com vaselina, sendo sempre recomendada quando se deseja incorporar produtos hidrófilos em vaselina ou na preparação de pomada não oclusiva. A pomada de lano-vaselina tem sua utilização como base para pomadas farmacológicas e também pode ser usada sem a adição de princípios ativos para cuidados dermatológicos como assaduras de bebês, cicatrização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com