TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bases Para Pomadas

Ensaios: Bases Para Pomadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  833 Palavras (4 Páginas)  •  1.430 Visualizações

Página 1 de 4

Bases para Pomadas

Escolha dos excipientes

Um bom excipiente deve ter uma boa consistência, deve ser bem tolerado pela pele ou mucosa, apresentar pouca ou nenhuma incompatibilidade com os outros constituintes da formulação, deve em geral facilitar a penetração do princípio-ativo, deve ser estável, para permitir uma boa conservação.

Excipientes anidros:

a) glicerídeos óleos vegetais- são utilizados em associação com as ceras ou sobre forma de emulsão.-óleos hidrogenados- são utilizados em função da sua consistência. Os glicerídeos em geral são bem tolerados pela pele. suas principais características são: miscibilidade, facilitam a penetração do principio ativo, não são muito estáveis, necessitam da adição de anti-oxidante, não são laváveis em água, são oclusivos, favorecem a hidratação da pele.

b) Ceras - o maior destaque deste grupo é a lanolina, dado a sua boa consistência, boa aderência à pele, permitindo a incorporação de soluções aquosas. A lanolina é miscível com a vaselina. Os produtos de fracionamento da lanolina são cada vez mais utilizados. Ao lado da lanolina, são também muito utilizados a cera de carnaúba e o espermacete, que por sua consistência dura, é utilizada quando necessita-se uma pomada de maior consistência, e também com finalidade de retenção de água. As ceras são mais estáveis que os glicerídeos e não são laváveis em água.

c) hidrocarbonetos e silicone - Dos hidrocarbonetos o mais utilizado pela sua consistência e facilidade de envase é a vaselina. A parafina é utilizada por sua consistência , dando forma as pomadas mais fluidas. As principais características dos hidrocarbonetos são: bem tolerado pela pele, inerte quimicamente, compatíveis com a maioria dos excipientes, são obtidos anidro, razão pela qual são utilizados quando o principio ativo é sensível a umidade, não se pode incorporar diretamente os princípios ativos aquosos, é necessário juntar colesterol ou lanolina, o seu poder de penetração é muito fraco, formam um revestimento oclusivo, são perfeitamente estáveis, não são laváveis com água. O domínio da utilização do silicone é muito reduzido, são utilizados nos cremes protéticos, em misturas ou emulsões, por suas propriedades hidrófobas, são estáveis e inertes fisiologicamente. A pomadas a base de silicone são utilizadas como proteção das mãos contra produtos agressivos.

d) Polietileno-Glicóis e Homólogos

São hidrófilos, aderem bem a pele, a consistência conveniente é obtida por mistura de polímeros sólidos e líquidos, em proporções determinadas. a consistência pode ser modificada pela adição água. Ao juntar 5 a 10% de água numa mistura de PEG 4000 e 400, se obtém um excipiente mais cremoso, diminuindo sensivelmente a higroscopicidade da preparação. O poder higroscópico dos PEG é mais fraco que o da glicerina. os PEG não são oclusivos quando associados a outros excipientes anidros, como a vaselina, lanolina e óleos, formam uma mistura homogênea ao microscópio, a não miscibilidade é evidente. a penetração de medicamentos na pele, fica dificultada por causa da sua hidrofilia, são utilizados em ações superficiais, com anti-sépticos ou fungicidas. Os PEG apresentam incompatibilidade com os conservantes fenólicos. São estáveis e laváveis com água. Os PEG e seus homólogos são utilizados em emulsões óleo/água, para ajustar a consistência e para retardar a evaporação da fase aquosa

Excipientes hidratados(hidrogéis)

são os excipientes formados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com