TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Psicologia da Educação

Por:   •  5/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CLARETIANO – REDE DE EDUCAÇÃO

LICENCIATURA EM BIOLOGIA

EWANDER CRISTOVÃO DE SOUZA

8123385

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - CICLO 2

BATATAIS

2021

ATIVIDADE

Possibilidades

Limitações

BEHAVIORISMO/

NEOBEHAVIORISMO

Trata-se de uma observação comportamental no âmbito escolar, onde a aprendizagem do aluno é estimulada através do reforço de atitudes positivas e desejadas, e da repressão e punição de atitudes não desejadas. Isto é, valorizar e incentivar a repetição mecânica, pois dela surgem a memorização e o aprendizado.

Verifico algumas questões, mas a que mais me fez refletir foi o perigo de fracasso no processo da extinção. Neste caso, pode ocorrer o reforço intermitente de um comportamento que deveria ser extinto. Neste contexto, um professor que é vencido pela insistência do aluno no erro, acaba por reforçá-lo de forma negativa.

PSICANÁLISE

A psicanálise estuda o indivíduo a partir do inconsciente. Diante disso, estuda a relação entre aluno e professor, de maneira que o primeiro pode aprender mais ou menos de acordo com a afeição que adquirir com o professor durante seu convívio, influenciado por fatores que podem favorecer ou não o aprendizado, como por exemplo, o aluno gostar e confiar, ou não, no educador.

Nesta relação aluno-professor, o aprendizado pode ser dificultado ou limitado pelo simples fato de haver desafetos e falta de afinidade entre as partes. O educando poderá associar a figura do educador a algo negativo, ou vice-e-versa, e isso obstrui o processo de aprendizagem, levando a problemas neste contexto.

HUMANISMO

Considera todos os indivíduos iguais, não havendo seres superiores ou inferiores. Isso estimula o processo de humanização do ambiente escolar, que pode motivar o aluno a resolver os problemas da vida e a busca, por parte do professor para criar o ambiente que motive o aluno ao aprendizado.

Há a impossibilidade do educador ter um único método específico de ensino, exigindo dele, outras habilidades, já que este é colocado no centro, com o dever de facilitar o aprendizado e dando ao aluno a liberdade de escolher os meios. É preciso que o professor seja muito preparado para, juntamente com os alunos, traçar um método adequado para suas realidades e detentor de certos dotes, como simpatia e bom relacionamento, que contribuirão para este processo.

GESTALT

Aborda o desenvolvimento de elementos cognitivos sensoriais através de nossos órgãos e sentidos, uma vez que o cérebro humano é dinâmico. O foco é a análise do todo, de modo que isso possa contribuir para a melhoria da aprendizagem escolar, podendo até criar metodologias específicas.

Como principais limitações neste contexto, podemos considerar que ao nos limitarmos somente a percepção visual ou espacial, poderíamos perder a capacidade de explorar outras perspectivas, e estaríamos limitados a um desenvolvimento pouco criativo e carente de uma visão mais ampla do todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com