TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Potencial De Acao

Exames: Potencial De Acao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 2

Potencial de Ação

Qualquer estimulo, seja ele químico ou elétrico , onde ele é capaz de criar um potencial de ação. Sendo assim ele também e capaz de proporcionar influxo de sódio para o meio intracelular , este influxo de sódio para o meio intracelular irá proporcionar a mudança de Polaridades . E havendo essa despolarização haverá o surgimento do impulso nervoso.

Potenciais de Membrana

Todas as células do corpo humano apresentam um potencial elétrico através de sua membrana que é chamado de simplesmente, potencial de membrana. O potencial de membrana é causado por diferenças nas concentrações ionicas dos líquidos intra e extracelulares . O liquido intracelular contém concentração muito elevada de íons de potássio, enquanto que no liquido extracelular, a concentração desse íon é muito mais reduzida; exatamente ocorre o oposto com o íon de sódio : concentração mais elevada no liquido extracelular e muito reduzida no liquido intracelular.

O papel fundamental do potencial de membrana é a transmissão dos sinais neurais, bem como no controle da concentração muscular, da secreção glandular e outras funções celulares.

Bomba de Sódio e Potássio

A bomba de sódio e potássio é um exemplo de transporte ativo. A concentração do sódio é maior no meio extracelular enquanto a de potássio é maior no meio intercelular. A manutenção dessas concentrações é realizada pelas proteínas transportadoras descritas anteriormente que capturam íons sódio (Na+) no citoplasma e bombeia-os para fora da célula. No meio extracelular, capturam os íons potássio (K+) e os bombeiam para o meio interno. Se não houvesse um transporte ativo eficiente, a concentração destes íons iria se igualar.

Desse modo, a bomba de sódio e potássio é importante uma vez que estabelece a diferença de carga elétrica entre os dois lados da membrana que é fundamental para as células musculares e nervosas e promove a facilitação da penetração de aminoácidos e açúcares. Além disso, a manutenção de alta concentração de potássio dentro da célula é importante para síntese de proteína e respiração e o bombeamento de sódio para o meio extracelular permite a manutenção do equilíbrio osmótico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com