TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Ossos Do Corpo Humano

Pesquisas Acadêmicas: Principais Ossos Do Corpo Humano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  808 Visualizações

Página 1 de 4

ESTRUTURA E IMAGENS DOS PRINCIPAIS OSSOS

ESTRUTURAS DOS OSSOS

Os ossos são órgãos formados pelo tecido conjuntivo, que dispostos entre si compõem o esqueleto, estrutura localizada em animais vertebrados formada de 206 ossos (no homem), que tem como função inicial, sustentar os músculos e órgãos do corpo.

Suas funções “secundárias” envolvem o movimento e a proteção do corpo, já que o esqueleto possui certa mecânica, onde ossos, juntas e cartilagem realizam movimentos que geram a deslocação. Os músculos sem os ossos não teriam moldes e a estrutura estaria insustentável. Os ossos também têm função armazenadora de minerais, onde todo o cálcio e fósforo absorvido pelo corpo ficam guardados em suas estruturas, além da medula óssea que realiza a renovação de células da corrente sanguínea. No interior dos ossos encontramos a matriz óssea, substância parte orgânica constituído por colágeno, o que confere a resistência ao osso, e inorgânica que se constitui dos minerais, estruturando a física rígida.

Ossos e suas classes

• Longos: caracterizados pelo comprimento maior que o seu diâmetro e extremidades chamadas de epífises distal e proximal, sendo o osso toda uma diáfise, ainda possuindo uma parcela de tecido ósseo entre ambas, chamada metáfise. Ex: Fêmur, tíbia, rádio, ulna.

• Curtos: possui dimensões proporcionais e são esponjosos. Ex: Calcâneo, tarsos e carpos.

• Sesamoides: variam de tamanho e número, são presentes no interior dos tendões. Ex: Patela.

• Laminares: paralelos e compactos, quase achatados. Ex: Escápula, ilíaco, costelas.

• Irregulares: não há padrão nas dimensões. Ex: Vértebras.

• Pneumáticos: encontrados no crânio, são ocos e suas cavidades possuem ar e muco. Ex: Esfenoide.

• Alongados: longos, mas de diâmetro pequeno, quase achatado e não têm ponto central. Ex: Costelas.

• Suturais: pequenos e localizados em articulações, variando do corpo de cada indivíduo.

Discriminando os ossos por seu formato e comprimento, podemos classificar os ossos das determinadas partes do esqueleto como:

Configuração Interna dos OssosAs diferenças entre os dois tipos de osso, compacto e esponjoso ou reticular, dependem da quantidade relativa de substâncias sólidas e da quantidade e tamanho dos espaços que eles contém. Todos os ossos tem uma fina lâmina superficial de osso compacto em torno de uma massa central de osso esponjoso, exceto onde o último é substituído por uma cavidade medular. O osso compacto do corpo, ou diáfise, que envolve a cavidade medular é a substância cortical. A arquitetura do osso esponjoso e compacto varia de acordo com a função. O osso compacto fornece força para sustentar o peso.Nos ossos longos planejados para rigidez e inserção de músculos e ligamentos, a quantidade de osso compacto é máxima, próximo do meio do corpo onde ele está sujeito a curvar-se. Os ossos possuem alguma elasticidade (flexibilidade) e grande rigidez.Periósteo e EndósteoO Periósteo é uma membrana de tecido conjuntivo denso, muito fibroso, que reveste a superfície externa da diáfise, fixando-se firmemente a toda a superfície externa do osso, exceto à cartilagem articular. Protege o osso e serve como ponto de fixação para os músculos e contém os vasos sangüíneos que nutrem o osso subjacente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com