TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Verminoses Humanas

Artigos Científicos: Principais Verminoses Humanas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  1.108 Visualizações

Página 1 de 2

Verminose é uma infecção intestinal provocada por agentes específicos, conhecidos como parasitas, especialmente endoparasitas (parasitas que habitam o interior do organismo do hospedeiro). Esta é uma doença frequente e de difícil controle por parte dos órgãos públicos, que acontece em humanos e também animais.

Afeta adultos e crianças, de todas as idades, ambos os sexos e todas as classes sociais. Suas consequências podem resultar em prejuízos à saúde do paciente, podendo levar a óbito.

A contaminação ocorre de diversas formas, mas a mais comum é por meio da ingestão de alimentos ou água contaminada ou através da pele quando há pequenos ferimentos.

Formas de contágio

Estes vermes hospedeiros podem penetrar no corpo humano das seguintes formas:

- Contato direto ou indireto com fezes humanas ou de animais contaminadas com por vermes.

- Ingestão de água contaminada.

- Ingestão de alimentos contaminados com vermes ou seus ovos.

Principais verminoses e vermes causadores:

- Cisticercose – ingestão de ovos da tênia solium. As larvas que nascem dos ovos podem migrar para várias partes do corpo, trazendo graves problemas para a saúde do hospedeiro, inclusive a morte.

- Ascaridíase: provocada pelo verme áscaris lumbricoides. Estes vermes ficam no intestino da pessoa doente, obtendo alimento no bolo alimentar. Pode, em grande quantidade, obstruir o intestino ou levar a pessoa a grave desnutrição.

- Esquistossomose – doença popularmente conhecida como “barriga d’água” é causada pelo schistosoma mansoni. Pode provocar na pessoa doente cólicas, dores de cabeça, emagrecimento, tonturas e diarreias.

- Enterobiose ou oxiuríase: causada pelo verme nematódeo Enterobius vermiculares. Pode causar, na pessoa infectada, prurido anal, diarreias, vômitos e náuseas.

- Ancilostomíase (conhecido também como amarelão) – causada pelo verme Ancylostoma duodenale, pode provocar lesões nas paredes dos intestinos, espoliação sanguínea e lesões nas paredes pulmonares e na pele.

Os sintomas mais comumente encontrados nos casos de verminose são: cólicas abdominais, enjoo, mudança do apetite, falta de disposição, fraqueza, diarreia, vômito, perda de peso, anemia, febre e problemas respiratórios.

A principal consequência da verminose é a desidratação, resultante da diarreia e do vômito, que ocorrem nas fases agudas da doença. Existem outros problemas decorrentes dessa doença, como obstrução intestinal, retardo do desenvolvimento físico, comprometimento do comportamento na infância, e anemia progressivamente mais grave.

O tratamento é feito com fármacos antiparasitários específicos para o parasita em questão. A prevenção ainda é a melhor forma de proteger a saúde contra as verminoses, e pode ser feita através da adoção de medidas simples, como:

• Lavar bem as mãos sempre que usar o banheiro e também antes das refeições;

• Beber apenas água filtrada ou fervida;

• Lavar bem os alimentos antes do preparo, especialmente quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com