TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais áreas de comunicação humana

Relatório de pesquisa: As principais áreas de comunicação humana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  Relatório de pesquisa  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  905 Visualizações

Página 1 de 7

1. COMUNICACÃO:

1.1 – CONCEITOS BÁSICOS:

A palavra “comunicação”vem do latim “comunis”, que significa “comum”. Comunicar, portanto, é tornar-se comum com alguém. E isso ocorre quando um indivíduo fornece algo concreto ou abstrato a outro, diminuindo a diferença entre os dois. As primeiras expressões da “comunicação” devem ter sido bem concretas. Um fornecia a caça, o outro algum utensílio; ou era baseada em informações, principalmente visuais – o ato de alguém afastar-se em direção ao campo de caça, induziria outros a imitá-lo, ( o que mais tarde teria sido simplificado com o gesto da mão “dizendo siga-me”, ainda hoje amplamente utilizado por nós). Quanto ao aspecto sonoro, ocorreu também uma evolução do grunhido apenas biológico-emocional, para a emissão de vocábulos abstratos, símbolos de objetos e fenômenos de nosso ambiente.

Mas, um aspecto básico da comunicação continua inalterável e o será sempre – só há comunicação quando há compartilhação de algo, seja em nível concreto ou abstrato (o ato de dar um presente a um índio tem um significado de “eu quero ser seu amigo”, do mesmo modo que um olhar afetuoso, um aperto de mão ou a declaração oral explícita em nossa sociedade).

Portanto a comunicação pode ocorrer em diversos níveis:

- Quando falamos a nosso colega de trabalho (comunicação oral);

- Quando entregamos um relatório a nosso chefe (comunicação escrita);

- Quando diminuímos a velocidade do carro ao ver a placa de 60 Km (comunicação por símbolos visuais);

- Quando retornamos à sala de aula ao ouvir a sirene de término do intervalo (comunicação por símbolos auditivos);

- Quando paramos a partida de baralho ao sentir o cheiro do churrasco (comunicação por símbolo olfativo);

- Quando pulamos da cama ao sentirmos a palmadinha nas costas de “está na hora” (comunicação interna – consigo mesmo).

Seja em qualquer nível, a comunicação exige pelo menos três elementos para que possa ocorrer:

O EMISSOR pode ser um animal, uma pessoa, uma organização (jornal, TV, rádio); o CANAL pode ser o ar, a água, o papel a ser escrito; e o RECEPTOR pode ser uma pessoa ou grupo que escuta, vê, sente o cheiro ou percebe de outro modo.

Na sociedade humana o ato de comunicar–se - confunde-se com o de viver. Imaginem um indivíduo isolado desde o seu nascimento – sua vida não terá uma duração maior do que alguns dias. Na espécie humana isso é patente devido ao longo período necessário para que tornemos aptos a receber o “certificado de agora já pode sozinho”. A dependência inicialmente biológica transforma-se em psicológica, devido ao grande volume de informações que precisamos “gravar” antes de sermos considerados aptos a viver em sociedade.

À semelhança da vida, a comunicação é um processo e como tal, o dinamismo é sua característica fundamental. Isso ocorre graças à continua interação entre EMISSOR e RECEPTOR através da mensagem transmitida.

Ao solicitar uma informação, a pessoa atua como emissor e seu interlocutor como receptor. Esse, o fornecer a informação solicitada, assume o papel de emissor enquanto que o primeiro transforma-se em receptor.

Para melhor compreendermos a comunicação, podemos empregar o modelo abaixo simplificado, que simboliza através das setas o dinamismo do processo:

Por outro lado, a comunicação humana é abordada por diversos ramos da ciência sob vários enfoques. Dentre estes, temos a Matemática, Antropologia Linguística e a Psicologia Social. Os Matemáticos abordam o assunto a partir de três enfoques: a teoria da informação, a engenharia de comunicações técnicas e a cibernética. Os antropólogos linguistas estudam as línguas existentes e/ou desaparecidas e procuram estabelecer relações entre os símbolos utilizados em diversas épocas e áreas geográficas.

Os psicólogos sociais estudam especificamente a interação humana, auxiliados por conceitos e informações obtidas a partir dos matemáticos e dos antropólogos, entre outras fontes. Da teoria da informação matemática são obtidas conclusões sobre a quantidade de informações que podem ser transmitidas por um canal e sua relação com os códigos. Da engenharia de comunicações técnicas, que estuda a transmissão de mensagens de um ponto a outro, recebeu modelos e conceitos para o estudo da comunicação entre grupos humanos dentro das organizações. Da antropologia linguística aproveitou as conclusões a respeito do fenômeno, que não deixa de ser psicológico, o “choque cultural”.

Cada uma dessas três áreas científicas enfoca os três campos básicos da comunicação humana:

• a sintaxe (relação dos símbolos entre si),

• a semântica (relação entre os símbolos e as coisas) e

• a pragmática (relação entre os símbolos e as pessoas).

A matemática através de Claude Shannon nos forneceu um modelo geral do processo da comunicação:

E a partir deles podemos considerar os seus componentes. É o que faremos a seguir.

1.2 – COMPONENTES DA COMUNICAÇÃO:

1. O EMISSOR

2. O CODIFICADOR

3. O CANAL

4. A MENSAGEM

5. O RECEPTOR

6. O DECODIFICADOR

• O EMISSOR é aquele que tem uma informação, sentimento ou emoção que deseja transmitir. Para isso usa um código (sistema de sinais) através do qual codifica a mensagem que será transmitida ao receptor que, por sua vez, a decodifica para aprender o significado da mensagem recebida.

• O CODIFICADOR, do ponto de vista psicológico, é parte integrante do emissor e pode funcionar como seletor ou como transformador das informações que deverão ser emitidas. É anatomicamente a rede neuronal pré-frontal e funcionalmente um circuito reverberante formado, mantido e desenvolvido pelas experiências cotidianas vividas por cada pessoa. Daí, a peculiaridade e individualidade do codificador,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com