TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Visoes Sobre Oa Origem Humana

Ensaios: Principais Visoes Sobre Oa Origem Humana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 4

GOMES, M. P. Antropologia – ciência do homem, filosofia da cultura. São

Paulo: Contexto, 2009.

O Homem – Principais visões sobre a origem humana: o evolucionismo e o debate das determinações biológicas versus processo cultural. O conceito de cultura através da história.

Oque é o Homem?

Existem diversas definições do que seja o Homem. Estudaremos algumas delas, de modo breve e resumido.

Criacionismo

A visão criacionista é a primeira forma decompreensão acerca da origem do homem e de seu papel histórico dentro de um determinismo universal. Dentro da visão criacionista, o homem seria criação de deuses, como os deuses gregos,egípcios, etc., ou são criação de um único Deus, como no caso do Judaísmo e Cristianismo.

ORIGEM HUMANA

A evolução humana é uma das áreas mais discutidas da biologia. Houve época em que os paleoantropólogos a viam como um processo quase linear, com um número relativamente pequeno de ramos na árvore familiar humana. Mas nos últimos anos novas descobertas de fósseis revelaram que pelo menos meia dúzia de espécies de hominídeos podem ter vivido em algum momento. O interessante é que, de toda a família de hominídeos, restamos apenas nós.

A família hominídea

Os hominídeos surgiram quando nossos ancestrais finalmente se separaram dos macacos, divisão evolutiva datada atualmente entre 6 e 8 milhões de anos atrás. Um grande número de fósseis deixa claro que os hominídeos surgiram na África e depois se espalharam para outras partes do mundo. Os primeiros membros da família - pertencentes ao gênero Ardipithecus - tinham muitas características semelhantes às dos macacos, mas os australopitecinos, que os seguiram, tinham a postura ereta, assim como o cérebro ligeiramente maior. O Homo habilis, que surgiu cerca de 2,4 milhões de anos atrás, marcou o início da linhagem que levaria diretamente a nós. Foi o primeiro capaz de fazer ferramentas de que se tem notícia, e provavelmente o último de nossos ancestrais a viver exclusivamente na África.

Em contrapartida, seu sucessor, o Homo erectus, se espalhou pela Europa e também pela Ásia. Tendo surgido há aproximadamente 2 milhões de anos, essa espécie era muito mais hábil na construção de ferramentas, e cinzas encontradas em sítios de fósseis indicam que também fez uso do fogo. Ainda existem dúvidas sobre a nossa evolução. E, para complicar um pouco mais, estudos recentes levam a crer na coexistência, durante pelo menos meio milhão de anos, entre H. habilis e H. erectus.

Visões conflitantes

Há duas explicações conflitantes a respeito da evolução humana. Segundo a hipótese multirregional, os humanos modernos evoluíram a partir do Homo erectus em várias partes diferentes do mundo. Normalmente, esse tipo de processo produziria várias espécies separadas, mas os multirregionalistas acreditam que os primeiros humanos freqüentemente cruzavam entre si, impedindo a formação de espécies locais. Outra hipótese é de que os humanos modernos evoluíram na África e depois migraram para outras partes do mundo, substituindo os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com