TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa De Exercícios físicos Para Melhorar A Atividade Cardiovascular, Musculoesqueléticas E Para Prevenção De Obesidade Em Escolares Da Rede pública

Monografias: Programa De Exercícios físicos Para Melhorar A Atividade Cardiovascular, Musculoesqueléticas E Para Prevenção De Obesidade Em Escolares Da Rede pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  2.392 Palavras (10 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 10

Islésia Cristine Peixoto da Cruz

Matrícula: 21458

ATIVIDADE DO 2º CICLO DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA:

Programa de exercícios físicos para melhorar a atividade cardiovascular, musculoesqueléticas e para prevenção de obesidade em escolares da rede pública.

Curso: Licenciatura em Educação Física – EaD

Disciplina: Conhecimento Sobre o Corpo I

Tutor a Distância: Paulo Ricardo de Sousa

ARAÇATUBA

2013

INTRODUÇÃO

APARELHO LOCOMOTOR

O aparelho locomotor é formado pelo sistema muscular, esquelético e articular, cuja função é permitir os mo¬vimentos corporais, incluindo a locomoção (marcha).

O sistema esquelético sustenta e protege os órgãos internos, armazena minerais e íons e produz células sanguíneas. O crânio é a estrutura mais complexa do esqueleto, onde compreende o neurocrânio, que protege o encéfalo, e o bobnocrânio, que forma a face. A coluna vertebral sustenta o corpo, é constituída por vértebras que se alternam com discos intervertebrais permitindo flexibilidade ao tronco.

Um osso pode ligar-se a outro osso ou a outros ossos através das ligações traumáticas. Variam no tamanho e na forma: longos (com o comprimento maior que a largura e a espessura, como o úmero e o fêmur), feios ou chatos (finos e achatados, como grande parte dos ossos do crânio e as costelas), curtos (com as três dimensões aproximadamente iguais, como os do carpo e os do tarso), irregulares (como as vértebras).

Os músculos, tendões e ossos produzem diversos tipos de movimentos através do trabalho que realizam em conjunto nos pontos onde existem articulações. Os músculos são constituídos pelas fibras musculares, células alongadas ricas em miofibrilas de proteínas, responsáveis pela contração muscular. Ao se contrair, o músculo ocasiona o movimento do corpo ou de órgãos internos. Os músculos apresentam-se em três tipos: estriado esquelético (ligado ao esqueleto e com contração voluntária), liso (encontrado na parede dos órgãos ocos, apresenta contração involuntária), estriado cardíaco (possui fibras de contração involuntária).

SISTEMA CARDIOR¬RESPIRATÓRIO

Sistema responsável pelas trocas gasosas do organismo dos animais com o meio ambiente, ou seja, a hematose pulmonar, possibilitando a respiração celular.

O sistema circulatório é constituído pelo coração que tem a função de bombear o sangue, e por vasos sanguíneos que transportam o sangue.

Os vasos sanguíneos levam o sangue do coração aos tecidos, voltando, em seguida, ao

coração. Há três tipos de vasos: 1- artérias e arteríolas, que levam o sangue para fora do coração; 2- capilares, que trocam materiais com os tecidos; e 3- vénulas e veias, que trazem o sangue de volta ao coração. O coração é um órgão musculoso, para bombear todo o sangue necessário à circulação sanguínea, os músculos cardíacos têm de se contrair - sístole - e de se relaxar - diástole - ritmadamente. Estes batimentos do coração ocorrem, normalmente, 70 vezes por minuto.

O sistema cardiovascular inclui dois circuitos:

- o pulmonar, que se inicia no ventrículo direito e impulsiona o sangue venoso, para a artéria pulmonar, na direção dos pulmões, local onde se dá a hematose. Depois, o sangue arterial regressa ao coração, pelas veias pulmonares, entrando pela aurícula esquerda.

- o sistémico, que se inicia no ventrículo esquerdo, impulsiona o sangue para a artéria aorta e, através de várias ramificações, conduz o sangue para todo o corpo. Depois, o sangue, vindo da veia cava superior, que recolhe o sangue da cabeça, dos braços e do peito, e da veia cava inferior, que recolhe o sangue do resto do corpo, entra no coração, através da aurícula direita.

A respiração é o conjunto das trocas gasosas que ocorrem entre o ar e o sangue (oxigénio por dióxido de carbono), ao nível dos pulmões. As células necessitam de oxigénio, através deste processo elas conseguem a energia necessária para a manutenção da vida.

O sistema respiratório é constituído pela cavidade nasal que filtra, aquece e humedece o ar; pela nasofaringe, por onde o ar passa para a garganta; pela glote; pela laringe onde se dá a produção de sons; pela traqueia, pelos brônquios; pelos bronquíolos e pelos alvéolos, que são sacos aéreos onde se realizam as trocas gasosas. O ar atmosférico contém pouco dióxido de carbono, mas o sangue está saturado deste gás, pelo que o dióxido de carbono se difunde do sangue para os alvéolos. Por outro lado, o sangue que chega aos capilares pulmonares está desoxigenado e o ar alveolar está saturado de oxigénio, pelo que este gás se difunde para os capilares. A esta troca gasosa dá-se o nome de hematose pulmonar.

SISTEMA DIGESTÓRIO

Sistema responsável por obter, dos alimentos ingeridos, os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como crescimento, energia para reprodução, locomoção etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão.

O Sistema Digestório nos seres humanos é constituído de: Boca, Faringe, Esôfago, Estômago, Intestino delgado, Intestino grosso e Ânus. Anexos ao sistema existem os órgãos: glândulas salivares, pâncreas, fígado, vesícula biliar, dentes e língua.

Boca

A boca é a porta de entrada dos alimentos e a primeira parte do processo digestivo. Ao ingerir alimentos, estes chegam à boca, onde serão mastigados pelos dentes e movimentados pela língua. Acontece a digestão química dos carboidratos, onde o amido é decomposto em moléculas de glicose e maltose.

Quanto a glândulas salivares, a saliva é composta por um líquido viscoso contendo 99% de água e mucina, que dá a saliva sua viscosidade. É constituída também pela ptialina ou amilase, que é uma enzima que inicia o processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com