TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Arte Romero Brito

Monografias: Projeto Arte Romero Brito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  569 Palavras (3 Páginas)  •  1.411 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO: VAMOS PINTAR A ARTE DE ROMERO BRITTO

PROFESSORA: AUNÉLIA

JUSTIFICATIVA:

A arte tem grande importância dentro da educação, pois envolve os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais, e com ela podemos transformar como também auxiliar na formação do aluno cidadão , tornando-o em um ser mais crítico e opinativos na sociedade.

E a escolha deste grande artista aguçará a criatividade dos alunos fazendo com que apreciem, e aprendam a admirar a arte brasileira.

A aprendizagem das artes se dá num processo de construção particular e envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com a natureza, motivação interna e/ou externa. Esse processo pode ser enriquecido pela ação educativa com a intervenção do professor e assim aprimorar ainda mais o interesse pela arte.

OBJETIVO GERAL:

Estimular a criatividade para que desta forma os alunos se tornem mais observadores e críticos desenvolvendo o interesse e o respeito por suas atividades artísticas, dos colegas e pela obra de arte de Romero Britto com as quais entre em contato, ampliando seu conhecimento de mundo e cultura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

a) Conhecer a vida de Romero Brito através de pesquisas na Sala de Leitura.

b) Conhecer as obras de Romero Britto, características dos seus desenhos,formas geométricas, cores utilizadas, texturas, contornos e temas pintados.

c) Fazer a leitura formal e interpretativa de uma obra do artista a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.

d) Observar os principais constituintes da linguagem visual (ponto, linha, forma, cor, volume, contraste, luz, textura) fazendo uso em suas produções, destes elementos.

e) Criar o próprio desenho e pintar com as características das obras de Romero Britto.

CONTEÚDOS:

Artes visuais: Fazer artístico, apreciação de obras de arte, exploração de materiais, leitura de obras de arte,observação e discussão de imagens e objetos;

Linguagem: Contato com a leitura e escrita;

METODOLOGIA:

- Inicialmente na Sala de Leitura os alunos vão pesquisar a biografia de Romero Britto. Leitura coletiva e discussão dos pontos principais tais como: infância pobre, pintura alegre com refúgio da realidade, estudo como aperfeiçoamento de sua expressão artística, entre outros.

- Análise coletiva de uma Projeção de slides de alguns trabalhos do artista plástico.

- Assistir o documentário Mestre Vitalino. Destaque da intencionalidade do artista nordestino ao retratar seu povo. Semelhanças e diferenças da obra de Mestre Vitalino com a de Romero Britto.

- Fazer a leitura interpretativa da obra (O que vejo na obra?, O que está representando, o que me lembra? Qual a mensagem que o artista queria passar? etc).

- Explorar os sentimentos que aparecem na obra escolhida, fazer uma reflexão sobre os seus próprios sentimentos, criar o seu desenho e pintar com as características do artista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com