TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO ARTE NA ESCOLA

Artigos Científicos: PROJETO ARTE NA ESCOLA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto Identidade

“ME DESCOBRINDO

Justificativa

No berçário, é importante levar em conta dois processos que ajudam o bebê a desenvolver sua autonomia e consequentemente, expressar suas preferências: a imitação e a oposição. Desde muito novinhos (e se devidamente estimulados), os pequenos conseguem imitar gestos, sons e expressões dos adultos. Isso os ajuda a identificar-se com o outro ao mesmo tempo em que se diferenciam.

Objetivo

Possibilitar que a criança construa a sua identidade e automonia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, levando-se em conta a sua capacidade de tomar decisões respeitando regras, valores pessoais e coletivos.

Procedimento

- Atividade: Encontrando minha foto

Na sala escondemos as fotos das crianças e pedimos para cada um encontrar a sua. Incentivando o reconhecimento de si mesmo e dos amigos. As crianças a procura de suas fotos. Que alegria quando me vejo na foto!

- Atividade: Varal com roupas

Em sala esticamos um varal com as roupas das crianças. Cada um identificou sua roupa dentre a dos amigos e em seguida auxiliamos a guardar em seu armário.

- Atividade: Brincadeira em frente ao espelho

Proporcionamos aos nossos bebês a oportunidade de se perceberem em frente ao espelho. Pintamos o rosto e pedimos para todos se olharem as crianças se beijaram e observaram-se.

- Atividade: Saco Surpresa

Preparamos um saco supresa com os pertences das crianças. Ao retirarmos os pertences questinamos as crianças sobre os mesmos, incentivando cada um a identificar o seu.

Metodologia

Reconhecimento progressivo de segmentos e elementos do próprio corpo por meio da exploração das brincadeiras do uso do espelho e da interação com os outros.

Favorecimento do desenvolvimento das relações espaços temporais e psicomotoras, por meio da organização do espaço estabelecida pela rotina diária. Exploração de diferentes posturas corporais, como sentar-se em diferentes inclinações, dentar-se em diferentes posições, ficar ereto apoiado na planta dos pés com e sem ajuda, arrasta-se, engatinhar, rolar, andar, correr, saltar etc.

Estimulação da fala por meio da interação com o outro por: gestos, sinais, objetos, figuras e linguagem corporal.

Conhecimento a reprodução oral de jogos verbais, como: brinquedos cantados, músicas e histórias.

Criar histórias com fantoches conversando com as crianças sobre a novidade que cada um está vivendo.

Manipulação e exploração de objetos e brinquedos, em situações organizadas, para que possam sentir e descobri as características e propriedades principais (textura, peso, consistência, cor, forma, altura, tamanho).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com