TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto arte e magia literária

Pesquisas Acadêmicas: Projeto arte e magia literária. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.254 Palavras (10 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 10

PROJETO ARTE E MAGIA LITERÁRIA

A literatura, assim como a arte, é uma forma de conhecimento, de perceber o mundo e de expressar essa percepção. Essa busca constante de conhecimento nos leva a plenitude de nossa cultura. De acordo com o parâmetro curricular nacional “Uma prática constante de leitura na escola pressupõe o trabalho com a diversidade de objetivos, modalidades e textos que caracterizam as práticas de leitura de fato.”(PCN,1997,p. 43)

A construção de um projeto de literatura propicia um novo conhecimento de mundo aos alunos. As histórias infantis devem fazer parte da infância de toda criança, neste contexto, a família e a escola tem papel fundamental para auxiliá-los a desenvolverem o gosto pela literatura. A leitura freqüente de livros literários infantis na infância também contribui de forma direta para o sucesso no processo de aquisição da escrita, bem como, permite que o estudante seja estimulado pelo prazer de ler através de uma metodologia lúdica, de conquista e total envolvimento, pois, de toda forma de arte a literatura é a mais próxima da vida.

JUSTIFICATIVA

Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como tv, videogame, computador e a falta de incentivo, tem ocasionado pouco ou até nenhum interesse pela literatura. Consequentemente, observamos dificuldades evidentes na sala de aula e na vida desses alunos. Faz-se então necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura como ato de prazer e requisito para promoção da cidadania. Segundo Paulo Freire “Na medida, porém, em que me fui tomando íntimo do meu mundo, em que melhor o percebia e o entendia na “leitura” que dele ia fazendo, os meus temores iam diminuindo”. (Freire 1981, p.11)

Acreditamos que o hábito da leitura pode contribuir para a emancipação do sujeito, pois é na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que se dá o começo para formarmos o leitor. Através do descobrir, do explorar, do aprender e do mergulhar nesse universo de conhecimentos, o aluno passa ter uma visão mais ampla do mundo e assim, se torna um sujeito mais consciente, questionador e crítico. A literatura é algo indispensável, somente através da leitura e discussão com outras pessoas é que podemos construir nossa consciência crítica, não só analisando problemas, mas também propondo soluções.

OBJETIVO GERAL

Oportunizar e incentivar os alunos o contato e apreciação de obras literárias, despertando o prazer e o envolvimento pela leitura, estimulando-os a interpretação, e assim, comunicar e expressar suas idéias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Despertar o prazer pela leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno

• Estabelecer relações entre linguagem oral e escrita

• Estimular o hábito pela leitura e o desejo de ler novos textos literários

• Promover o desenvolvimento do vocabulário

• Incentivar a produção de textos

• Cuidar e valorizar os livro

• Entender que a leitura pode ser uma fonte de informação de prazer e de conhecimento

PÚBLICO ALVO

Alunos do 3° ano do ensino fundamental , crianças de 9 anos de idade

Cronograma

Este projeto será realizado no período de dois meses, sendo duas aulas por semana que serão intercaladas para não interferir nas demais disciplinas, e em seus conteúdos.

1° SEMANA *Semi círculo para conversa e discussão do projeto

*Produção de texto e ilustração

2° SEMANA *Construção de cantinho da leitura em sala de aula

*Confecção de personagens

3° SEMANA *Contação de histórias com os personagens confeccionados

*Leitura em casa com os pais e reconto em sala

4° SEMANA *Visita à biblioteca da escola

*Produção de cartazes de alguns contos

E incentivo ao hábito da leitura

5° SEMANA *Eleger uma história para representá-la como peça teatral

*Pesquisa sobre autores da literatura infantil

6° SEMANA *Promover brincadeiras cantadas

*trava-lingua,parlenda,música

7° SEMANA

*Excursão á bienal do livro *Relato do passeio

8°SEMANA

*Construção do livrão

DESENVOLVIMENTO

1° Mês

1° Dia

Formar um semi-círculo com as carteiras para conversarmos e discutirmos a respeito da iniciação do projeto , sua formação e a escolha de um nome criativo para ele. Pedi que os alunos falem um pouco de suas histórias favoritas listar todas, fazendo algumas intervenções: Vocês sabem como se chama a pessoa que escreve um livro, o que precisamos para escrevê-lo, eles são todos iguais. Registrar toda a conversa.

2° Dia

Registrar em meia cartolina sua história preferida, lembrando e escrevendo a sua maneira, não se esquecer de ilustrar (poderá utilizar mais metades de cartolinas de acordo com sua história).

3° Dia

Construir um cantinho da leitura na sala com livros infantis, outras obras literárias e revistas, se algum aluno tiver e poder contribuir, levando livros que talvez não utilize em casa, ficará ainda melhor o nosso cantinho. Assim, terão um momento todos os dias para deleitar de uma boa leitura.

4° Dia

Confeccionar alguns personagens de contos que escolherem, utilizando materiais diversos. Os quais serão manipulados para apresentação na próxima aula

5° Dia

Dividir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com