TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Fundamentos Biologicos

Artigo: Projeto Fundamentos Biologicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  2.246 Palavras (9 Páginas)  •  1.382 Visualizações

Página 1 de 9

A IMPORTÂNCIA DOS PROCESSOS BIOLÓGICOS NA PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS

Projeta de Pesquisa

Profissional – Disciplina Fundamentos

Biológicos Apresentado ao

Curso de Bacharelado em

Educação Física

BOA VISTA/RR

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO................................................................................................... 04

DESENVOLVIMENTO....................................................................................... .05

CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................... 16

BIBLIOGRAFIA ...................................................................................................17

INTRODUÇÃO

É Importante observar os fundamentos biológicos, demonstrando a estrutura celular e como o processo advindo destas questões influi na prática do exercício físico e de atividade física.

Para este trabalho a atividade física a escolhida foi Atividade Física dentro de uma academia, destacando o fator biológico em relação a estrutura biológica funcional, suas funções, diferenças étnicas raciais e a importância dos processos biológicos para tal atividade.

Para a elucidação deste trabalho foi feita uma revisão bibliográfica sobre as células, sua constituição e funcionamento, e sobre sua participação na composição dos tecidos.

No primeiro parágrafo falaremos da importância da biologia e suas ciências, conjuntas salientando os benefícios trazidos pela mesma.

No último parágrafo falaremos da etnias e o racismo.

DESENVOLVIMENTO

CONCEITOS BÁSICOS DE BIOLOGIA CELULAR E TECIDUAL

Atualmente, a Biologia é uma ciência tão ampla que se divide em um largo espectro de áreas distintas, mas todas voltadas ao seu foco central de interesse, o ser vivo em todas as suas dimensões: moléculas, células, organismo, populações e ecossistemas.

Em suas várias áreas de conhecimento, a Biologia tem contribuído para melhorar a qualidade de vida do ser humano com a cura ou prevenção de doenças, produção de alimentos e a preservação do ambiente e dos recursos materiais.

A célula é definida como a menor parte funcional de todo organismo vivo capaz de se reproduzir originando novas células com características semelhantes. Existem diversos tipos de células, as mais complexas, com diversas compartimentações internas que exercem cada uma, uma função específica, como também as mais simples.

Apesar da sua grande complexidade o organismo humano é constituído por apenas quatro tipos básicos de tecidos: o Epitelial, o Conjuntivo, o muscular e o nervoso.

Os tecidos são constituídos por célula e por Matriz extracelular (MEC). A (MEC) é composta por muitos tipos de moléculas, algumas das quais são altamente organizadas formando estruturas complexas como fibrilas de colágeno e membranas basais. As principais funções antigamente atribuídas à Matriz extracelular eram fornecer apoio mecânico para as células e ser um meio para transportar nutrientes às células e levar de volta catabolizo e produtos de secreção. Antigamente as células e a MEC eram consideradas entidades separadas. Os grandes progressos da pesquisa biomédica mostraram que as células produzem a MEC e são ao mesmo tempo influenciadas e controladas por moléculas da matriz. Há, portanto, uma intensa interação entre células e MEC. Muitas moléculas da matriz são reconhecidas e se ligam a receptores presentes na superfície de células. A maioria destes receptores são moléculas que cruzam a membrana da célula e que se conectam a moléculas presentes no citoplasma. Assim, pode-se considerar que células e matriz extracelular formam uma entidade contínua que funciona conjuntamente e responde de modo coordenando às exigências do organismo.

Cada um dos tecidos fundamentais é formado por vários tipos de células características daquele tecido e por associações e arranjos característicos entre células e matriz extracelular. Estas associações são, geralmente, muito peculiares e facilitam o reconhecimento dos muitos subtipos de tecidos pelos estudantes. Por outro lado, analisando agora um nível de organização acima dos tecidos, que é a organização dos órgãos, observamos que estes são quase sempre formados por uma associação muito precisa de vários tecidos. Esta associação de tecidos resulta no funcionamento adequado de cada órgão e do organismo como um todo. O sistema nervoso é uma exceção, pois é constituído quase somente por tecido nervoso.

Estes tecidos são estudados através da Histologia (histo = tecido; logia = estudo), que são formados por células e moléculas da Matriz extracelular (MEC), não existem como unidades isoladas, mas associados uns aos outros, formando os diferentes órgãos e sistema do corpo.

As características principais desses tecidos são mostradas na tabela abaixo: Salientando que eles têm grande importância funcional as células livres presentes nos fluidos do corpo, tais como o sangue e a linfa.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DOS QUATRO TIPOS BÁSICOS DE TECIDOS

TECIDOS CÉLULAS MATRIZ EXTRACELULAR FUNÇÕES PRINCIPAI

Nervoso

Longos Prolongamentos

Nenhuma

Transmissão de impulsos nervosos

Epitelial

Células poliédricas justapostas

Pequena quantidade

Revestimento da superfície ou de cavidades do corpo, secreção

Muscular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com