TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades de Uma célula

Por:   •  13/3/2018  •  Resenha  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 2

Os ribossomos são grânulos sem membrana constituídos por moléculas de RNA associadas a proteínas. São responsáveis pela síntese das proteínas. Podem estar aderidos à membrana do retículo endoplasmático (formando retículo endoplasmático rugoso) ou estar livres no citoplasma.

As mitocôndrias são organelas celulares encontradas exclusivamente nas células eucariontes. São responsáveis pela respiração celular. A quantidade de mitocôndrias está relacionada diretamente com o metabolismo da célula.

Os lisossomos são organelas membranosas, presentes na maioria das células eucariontes. O interior deles é composto por diversas enzimas. Realizam a quebra ou a digestão dos compostos que ali entrarem.

O retículo endoplasmático, quando associado aos ribossomos é chamado de rugoso. Está localizado no citoplasma, próximo ao núcleo. O Retículo endoplasmático liso não possui ribossomos ligados à sua membrana e por isso parece liso. A sua função é participar da produção de moléculas de lipídios.

Os vacúolos são estruturas celulares envolvidas por membrana plasmática, muito comuns em plantas, protozoários e animais. Tem diferentes funções como: regular pH, controlar a entrada e saída de água, armazenar substâncias e fazer a digestão.

Os centríolos são organelas citoplasmáticas presentes na maioria das células eucarióticas. Auxiliam na separação do material genético na divisão celular.

A membrana plasmática se trata de uma estrutura presente em todas as células. Ela separa o interior das células do meio externo. A membrana possui uma característica de extrema importância: a permeabilidade seletiva. Ou seja, tudo o que entra e sai das células depende diretamente da membrana plasmática.

A Carioteca é o envoltório nuclear, membrana que circunda o nucleoplasma e o material genético. É uma estrutura que envolve o núcleo das células eucariontes, responsável por separar o conteúdo do núcleo celular (em particular o DNA) do citosol.

O núcleo é a estrutura subcelular que contém a informação hereditária da célula, o DNA. No interior do núcleo, encontra-se o nucléolo, estrutura responsável pela síntese e montagem do RNA.

O nucleoplasma é encontrado preenchendo o interior do núcleo e contém diversas substâncias como nucleotídeos, proteínas e a cromatina, denominação dada ao complexo formado entre proteínas e os cromossomos, longas sequências de DNA bem organizadas, que contêm todas as informações genéticas da célula. 

O complexo golgiense constitui uma organela citoplasmática típica de células eucariontes, com função fundamental de armazenar substancias provenientes do reticulo endoplasmático, transformá-las e transportá-las. É ele quem produz os lisossomos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (456.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com