TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propriedades Coligativas

Trabalho Escolar: Propriedades Coligativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  1.871 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA – UFRR

CENTRO DE EDUCAÇÃO

COLÉGIO DE APLICAÇÃO

QUÍMICA

Alunos (as): Bruno Fernando

Jéssica

Juliane

Lyanndry

Rebeca

Boa Vista

2013

Propriedades Coligativas são aquelas propriedades das substâncias puras que são modificadas quando se adiciona um soluto não volátil a elas.

Essas propriedades, portanto, não são explicadas pela natureza da substância, mais sim pela quantidade de moléculas, partículas ou átomos.

As Propriedades Coligativas são divididas em: Tonoscopia, Ebulioscopia, Crioscopia e Osmose.

Tonoscopia - também chamada de tonometria, é o estudo da diminuição da pressão máxima de vapor em uma solução pela adição de um soluto não volátil.

Quanto maior o número de mols de soluto na solução menor a pressão máxima de vapor.

Ebulioscopia - também chamada de ebuliometria, é o estudo da elevação da temperatura de ebulição de um solvente com a adição de um soluto.

O aumento da temperatura de ebulição depende da quantidade de soluto no solvente.

Crioscopia - também chamada de criometria, é o estudo da diminuição da temperatura de congelamento de um solvente com a adição de um soluto.

A diminuição da temperatura de congelamento depende da quantidade de soluto no solvente.

Osmose e Pressão Osmótica

Osmose é passagem de um solvente para o interior de uma solução feita desse mesmo solvente, através de uma membrana semipermeável. A osmose é também uma propriedade coligativa das soluções, pois depende do número de partículas dissolvidas.

Pressão Osmótica

Pressão osmótica é a pressão que se deveria aplicar sobre a solução, a determinada temperatura, para impedir a passagem do solvente através da membrana. A pressão osmótica é representada pela letra grega π (Pi).

Os três primeiros foram estudados por Raoult, enquanto que o último foi estudado por Van't Hoff.

A Lei de Raoult

O cientista frances François Marie Raoult fez uma ampla série de medidas experimentais de pressão de vapor. A partir delas, pôde enunciar, em 1882, uma regularidade que é atualmente conhecida como Lei de Raoult. É representado peala formula:

P (solução) = x (solvente) . P (solvente puro)

Van´t Hoff

Na segunda metade do século XIX, o cientista holandês Jacobus Van´t Hoff verificou que, para soluções diluídas de solutos não eletrólitos, a pressão osmótica é diretamente proporcional á concentração em mol/L dessa solução e á temperatura em que ela se encontra. É representado pela formula:

r = M (solução) . R . T

Introdução

Neste trabalho iremos desenvolver um assunto conhecido por propriedades coligativas que são aquelas propriedades das substâncias puras que são modificadas quando se adiciona um soluto não volátil a elas. Estas propriedades são divididas em quatro partes, essas partes são: tonoscopia, ebulioscopia, crioscopia, osmose e pressão osmótica e cada uma desenvolvem suas respectivas funções. Cada componente deste trabalho irá desenvolver suas próprias conclusões que irá contribuir como uma forma de compreensão de cada integrante do grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com