TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Respiratorias

Artigos Científicos: Doenças Respiratorias. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/6/2013  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  956 Visualizações

Página 1 de 4

Doenças Respiratórias

• Bronquite

O que é?

A bronquite é a inflamação das principais passagens de ar para os pulmões. A bronquite pode ser aguda (curta duração) ou crônica (dura por muito tempo e tem e altas chances de voltar).

O que causa?

A bronquite aguda é causada por uma infecção viral e pode começar depois de desenvolver um resfriado ou dor de garganta. Ela também pode ser provocada pela inalação de substâncias que irritam os brônquios como a fumaça e poluição atmosférica. Já a bronquite crônica a principal causa é o tabagismo. As substâncias do cigarro causam irritação dos brônquios.

Quais os sintomas?

Muitas vezes, a bronquite começa com os sintomas de um resfriado comum: nariz que pinga, cansaço, calafrios, dores nas costas e nos músculos, febre ligeira e inflamação da garganta. O sintoma da tosse pode acontecer no começo da bronquite.

Como se prevenir?

Fazendo a vacina anual contra o vírus causador da gripe. É indicado também o uso da vacina contra o pneumococo, que é a principal bactéria causadora de infecções respiratórias, entre elas a pneumonia e a bronquite crônica. Uma das principais medidas preventivas também a serem tomadas é parar de fumar.

Qual é o tratamento?

Para começar o tratamento, é importante eliminar o cigarro e repousar para evitar respirar em ambientes de gás tóxico e com poluição. Agentes Mucolíticos e Fluidificantes diminuem a viscosidade do catarro e assim evitam que com a secagem da secreção forme obstruções nos brônquios. O uso de oxigênio em casa, quando necessário, também pode melhorar os sintomas, além de aumentar a expectativa de vida. Corticóides (medicamentos utilizados para controlar a inflamação crônica dos brônquios) minimizam os sintomas. Além disso, antibióticos ajudam muito nos casos de exacerbação da doença, quando resultam de uma infecção bacteriana nos brônquios.

• Rinite

O que é?

É a irritação e inflamação crônica ou aguda da mucosa nasal.

O que causa?

Ela pode ser causada tanto por vírus como por bactérias, embora seja manifestada com mais freqüência em decorrência de alergia, ou por reações ao pó, fumaça e outros agentes ambientais.

Quais os sintomas?

Escorrimento de mucosidades do nariz, congestão nasal, coceira e ardor nos olhos, nariz e boca, espirros constantes e algumas vezes vômito.

Como se prevenir?

Diminuir a presença de agentes alérgicos e irritantes no nariz em sua casa. É preciso evitar também sempre as substâncias que desencadeiam a crise de rinite, como os poluentes e as substâncias químicas.

Qual é o tratamento?

O tratamento dos pacientes portadores de rinite alérgica é composto por três pontos fundamentais: higiene ambiental, tratamento medicamentoso e vacinas antialérgicas.

• Asma

O que é?

É uma doença inflamatória crônica das vias nasais que ataca o sistema respiratório, que resulta na redução de ar.

O que causa?

Ela está relacionada à interação entre fatores genéticos e ambientais que se manifestam como crises de falta de ar devido ao edema da mucosa brônquica, a hiperprodução de muco nas vias aéreas e a contração da musculatura lisa das vias aéreas, com consequente diminuição de seu diâmetro.

Quais os sintomas?

Dentre os principais sintomas estão: a tosse, que pode ou não estar acompanhada de alguma expectoração (catarro), dificuldade respiratória, com dor ou ardência no peito, além de um chiado (sibilância).

Como se prevenir?

Não há como prevenir a existência da doença, mas sim as suas exacerbações e seus sintomas diários.

Qual é o tratamento?

Para se tratar a asma, a pessoa deve ter certos cuidados com o ambiente, principalmente na sua casa e no trabalho, além de usar medicações e manter consultas médicas regulares. Técnicas fisioterapêuticas se mostram bastante eficientes. Os medicamentos podem ser divididos em duas classes: de alívio e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com