TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Protozoário E Algas

Trabalho Universitário: Protozoário E Algas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/1/2015  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 7

O Reino Protoctista é constituído pelas algas e protozoários, seres vivos que habitam ambientes aquáticos, ou úmidos, e com algumas espécies parasitas. Estes seres têm várias origens evolutivas distintas (Reino polifilético). De forma geral, os organismos eucariontes que não se encaixam adequadamente nos Reinos Fungi, Plantae e Animalia, são classificados como pertencentes a este Reino.

Não obstante, pode-se destacar a multicelularidade como sendo uma apomorfia importante do grupo (constitui o primeiro passo no que diz respeito ao surgimento de tecidos verdadeiros).

ALGAS

São seres:

Eucariontes;

Unicelulares ou pluricelulares;

Autótrofos fotossintetizantes.

As algas compreendem um grupo diverso de organismos geralmente aquáticos ou de ambientes úmidos, um dos quais, o das algas verdes, é considerado o ancestral evolutivo das plantas. Apesar disto, as algas não são plantas, pois não apresentam um embrião multicelular que retira alimento da planta genitora. Ao corpo das algas pluricelulares dá-se o nome de TALO, estrutura que superficialmente pode se parecer com as partes de uma planta, mas que não possui tecidos diferenciados, nem raízes, folhas e caules verdadeiros.

De forma geral, as algas são organismos que vivem em ambientes aquáticos, tanto de água doce quanto de água salgada, e também em ambientes úmidos. A maioria das algas apresenta parede celular, sendo que em certos casos, alguns componentes destas paredes celulares podem ser de interesse econômico.

OBS: As algas aquáticas podem fazer parte tanto do Plancton quanto do Bentos:

Plâncton: Grupo de organismos que vivem à deriva em ambientes aquáticos. Os animais são chamados zooplâncton, e as algas e plantas, fitoplâncton.

Bentos: Grupo de organismos aquáticos que vivem fixos a um substrato.

No que diz respeito à reprodução, as algas podem apresentar reprodução:

Assexuada

Divisão binária, no caso de algas unicelulares, em que uma célula se divide originando duas iguais.

Fragmentação do talo, em que um fragmento da alga pode regenerar um novo talo.

Zoosporia, em que uma alga pluricelular produz ZOÓSPOROS, células flageladas que têm a capacidade de se desenvolver e originar um novo indivíduo adulto.

Sexuada

Pela formação de zigósporos, em que duas células adultas funcionam como gametas, unindo-se e formando um zigoto dentro de um envoltório chamado ZIGÓSPORO. Este zigoto sofre meiose e origina 4 novos indivíduos.

Por CONJUGAÇÃO, em que há a diferenciação de certas células de um filamento em gametas masculinos e femininos, que se unem, originando um zigoto. Este, por sua vez, dá origem a novos talos.

Alternância de gerações. Há a alternância de indivíduos adultos haplóides (n), os gametófitos (“planta” que produz gametas) e indivíduos adultos diplóides (2n), os esporófitos (“planta” que produz esporos). Neste caso, os gametófitos (n) produzem gametas (n), que após a fecundação originam um zigoto (2n). O zigoto se desenvolve e origina um esporófito (2n), que produz esporos (n). Os esporos germinam e originam gametófitos, reiniciando o ciclo.

Importância ecológica das algas: As algas, por serem autótrofas fotossintetizantes, são a base das cadeias alimentares de ambientes aquáticos (são os produtores). São também responsáveis por ~90% da fotossíntese realizada no planeta, sendo assim, são responsáveis pela manutenção da quantidade de O2 presente na atmosfera (~21%). (São o pulmão do mundo, ao passo que as grandes florestas são grandes aparelhos de ar condicionado).

Importância econômica das algas: Várias espécies de algas pluricelulares são utilizadas na alimentação humana, como as algas pardas, verdes e vermelhas. Além disso, como já visto, algumas apresentam em suas paredes celulares, substâncias de interesse econômico (ver tabela a seguir).

A tabela a seguir mostra uma classificação das algas:

Filo

Importância e peculiaridades

Chlorophyta

(algas verdes)

Prováveis ancestrais das plantas; algumas espécies são comestíveis; podem formar associações endossimbióticas com fungos (líquens) e cnidários (zooclorelas).

Phaeophyta

(algas pardas)

Apresentam espécies comestíveis (kombu); Possuem os maiores talos. A algina da parede dá a consistência de alimentos, como a espuma da cerveja, e funciona como emulsificante de sorvetes, doces e maionese.

Rhodophyta

(algas vermelhas)

Apresentam espécies comestíveis (sushi). O ágar da parede é utilizado na fabricação de géis, e a carragenina, como estabilizante de emulsões.

Bacillariophyta (diatomáceas)

Recobertas por carapaças chamadas FRÚSTULAS, constituídas de SiO2. O acúmulo de carapaças no fundo do mar origina os DIATOMITOS, utilizados na produção de polidores, filtros e isolantes térmicos.

Chrysophyta

(algas douradas)

Nada particularmente especial…

Euglenophyta (euglenóides)

Populações grandes destes organismos sugerem que as águas estão poluídas por matéria orgânica.

Dinophyta (dinoflagelados)

São as responsáveis por causar as MARÉS VERMELHAS, fenômeno em que ocorre a proliferação excessiva destes organismos, com a liberação de toxinas nas águas, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com