TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática Pedagógica I

Pesquisas Acadêmicas: Prática Pedagógica I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DE UBERABA

VALDINEIA DOS SANTOS SILVA

TRABALHO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA l

NOVA VÉCIA-ES

2014

Cursos de Licenciaturas - EAD online

Prática Pedagógica I 1.1 Atividades 1.1.1 Atividade l

Você deverá fazer uma pesquisa. Escolha uma escola de sua cidade ou

região, e faça uma investigação, levantando os seguintes aspectos:

a) nome da escola; EMEIF LOURDES SCARDINE.

b) data da fundação; 08/10/1974.

c) número de alunos que atende; 297 alunos.

d) níveis de ensino que oferece; do 1* ao 9* ano fundamental.

e) localização (Como é o entorno da escola? Como é o prédio?); R IRANI, SN - FILOMENA CEP: 29830000 NOVA VENECIA Espirito Santo, a escola possui várias arvores entorno da escola, o prédio é padronizado e bem estruturado, a escola é toda murada.

f) tipo de bairro-vizinhança (bares, livrarias, espaços de lazer etc.); o bairro é de classe alta e residencial, um dos melhores de Nova Venécia.

g) infraestrutura (pontos de ônibus, telefones públicos, luz, água, asfalto); o bairro tem toda infraestrutura, água, luz, telefones e ruas calçadas.

h) tipos de moradia; as casas são residenciais entorno da escola, todas com ótimas estruturas.

i) reflexos da escola na comunidade: suas festas, projetos comunitários, "barulhos", dentre outros; durante o anos varias festas se destacam, a festa da família na escola, dia do índio, dia da bandeira, e dia da independência.

j) participação/influência da comunidade na escola: grupos religiosos, esportivos, artístico-culturais e eventos de natureza diversa;

k) presença dos conceitos científicos estudados no cotidiano da escola.

A escola tem conteúdos e matérias tradicionais que já conhecemos, destacam-se a dança, o judô e o inglês.

1.1.2 Atividade 2

Organize as informações recolhidas e redija um texto de, no máximo, 30 linhas. Registre as suas observações, comentando-as à luz dos conhecimentos adquiridos.

A escola, é uma escola municipal que funciona em tempo integral, é bem organizada e estruturada possui acesso à Internet, Internet Banda Larga, Biblioteca, Televisão, DVD, Computadores, Impressoras, Quadra de esporte coberta, Água em rede pública, Sala de diretoria, Sala de professores, esgoto em rede pública, Energia em rede pública, Coleta de lixo periódica, Sanitário dentro do prédio, tudo limpo e bem organizado.

Os professores são dedicados, e sempre buscam técnicas diferente de ensino para que as aulas se tornem dinâmicas e interessantes. Os alunos estão sempre uniformizados e acatam com disciplina as normas da escola.

Durante a pesquisa descobri que a escola alcançou a melhor nota do IDEB, o que mostra claramente o sucesso do processo pedagógico realizado.

Essa atividade tem como objetivos:

• conhecer os programas/projetos/fundos do Governo em suas três esferas, destinados à escola.

• identificar a presença desses programas/projetos na escola observada;

• refletir sobre os benefícios desses projetos para o ensino de cada componente existente na escola.

Após sua pesquisa, registre no quadro, a seguir:

• o significado da sigla;

• o resumo dos objetivos;

• o resumo dos objetivos;

• FUNDESCOLA: Fundo De Desenvolvimento da Educação. Objetivo: Melhorar a pratica dos profissionais da educação, melhoria nas escolas de ensino fundamental, aumentando a permanência das crianças em escolas publicas.

• FUNDEB: Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Objetivo: Todo recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica. Obs: presente na escola.

• SALÁRIO EDUCAÇÃO: É uma contribuição social da Constituição Federal, voltado para a educação básica e especial, financia projetos para serem aplicados na educação.

• FUNDEF: Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental E Valorização do Magistério. Objetivo: Mudança na estrutura de financiamento do Ensino Fundamental no país. Presente na escola.

• PNAE: Programa Nacional de Alimentação Escolar: É o maior e mais antigo programa de alimentação escolar, tem como objetivo contribuir com o rendimento escolar, crescimento e desenvolvimento dos estudantes, levando a novos hábitos de alimentação, e garantindo uma alimentação enquanto este estiver na escola. Obs. Presente na escola.

• PNATE: Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar. Objetivo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com