TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prática céculas vegetais

Por:   •  10/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  876 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS (UFGD)

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E AMBIENTAIS (FCBA)

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

TÍTULO DO RELATÓRIO: Biossegurança e Utilização dos Laboratórios

ALUNO (A): Alessandra Guerini Araujo

TURMA DE PRÁTICA: Turma 1

CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - Bacharelado

DISCIPLINA: BIOLOGIA CELULAR BÁSICA (1º SEMESTRE LETIVO DE 2015)

PROF (A). RESPONSÁVEL: Dra. Mônica Maria Bueno de Moraes – FCBA/UFGD

PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2015

DOURADOS – MS

05/03/2015

TÍTULO DO RELATÓRIO: Biossegurança e Utilização dos Laboratórios

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS

 Foram apresentados na aula sobre a importância da biossegurança que é um conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes ás atividade de pesquisa e como deve ser utilizado o meio do Laboratório com leis e deveres que devem ser seguidos.

O objetivo é de informar e ensinar métodos de cumprimento as leis e as normas e garantir sempre a segurança ocupacional dos novos profissionais.

MATERIAL

Anexo da Resolução nº144/2012-FCBA, Normas para utilização dos laboratórios e equipamentos da FCBA/UFGD, Normas de Biossegurança nos laboratório da FCBA.

PROCEDIMENTO

  Foi citado sobre a questão da Bissegurança que é o conjunto de estudos e procedimentos que visam evitar ou controlar os riscos provocados pelo uso de agentes químicos, agentes físicos e agentes biológicos á biodiversidade, e as normas que deve ser seguido segundo a lei e como deve ser usada a área do laboratório não podendo ficar sozinho, usar roupas adequadas tais outras.

 

 RESULTADOS E DISCUSSÃO:

  1. O que você entende por biossegurança? Quanto às normas de biossegurança, quais os pontos específicos a serem considerados no caso do laboratório de Biologia Geral?

Biossegurança é prevenção, minimizar ou eliminação riscos usando equipamento de proteção individual ou coletiva. São usar equipamentos adequados.

  2. Cite as regras básicas de segurança em laboratório, de modo geral?

Usar óculos, jalecos, luvas, cabelo preso, calça comprida, sapatos fechados, e não usar relógios, anéis e pulseiras.

  1. No espaço físico de nosso laboratório são realizadas varias atividades praticas de biologia celular (sendo usados microscópios, vidrarias, bisturis, substâncias químico-corantes, fixadores, etc.). Nesse contexto, cite situações de riscos em laboratório (com as quais se deve ter cuidado e atenção com manipulação de materiais e instrumentos, com possíveis fontes de infecção/ contaminação, ou com hábitos indevidos no laboratório.) 

Cuidar as substancia para não usar errado, não inalar substancias químicas, usar luvas, não correr, nem fazer movimentos bruscos e objetos cortantes descartar em seu devido lugar, em caso se derrubar reagentes não se desesperar e comunicar ao técnico o acidente.

  1. Quanto a recomendações gerais para uso do laboratório (segundo normas de biossegurança e da utilização deste), cite as principais instruções relativas a cada um dos quesitos: (a) ordem no laboratório, (b) limpeza, (c) precauções, (d) atitude corretas?

(a) Ordem no laboratório cuidar do microscópio e do material, cada um é responsável pelo uso e manutenção do material usado, respeitar usuários e locais.

       (b) Limpeza lavar as mãos, desinfecção das bancadas, deixar o local limpo e organizado, não jogar lixo na pia.    

      (c) Precauções usar óculos, máscaras, luvas, roupa segura, em caso de acidente avise imediatamente, não provar nem cheirar produtos químicos.

      (d) Atitude corretas comparecer pontualmente, anote em seu caderno de práticas, esteja m dia com seus relatórios, manter celular desligado, não fumar e nem comer, não manusear equipamento com mãos sujas e molhadas.

  1. Quais são os seus direitos e deveres nas aulas praticas de Biologia Celular Básica?  

    É dever dos usuários manterem o bom estado e a funcionalidade do equipamento. Usar jaleco de mangas longas, evitar trabalhar sozinho, informar o técnico responsável do laboratório danos e incidentes ocorridos durante a aula pratica, e cumprir as normas de biossegurança.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com